Comércio mundial de grãos vai ser menor na safra 2016/2017

Chuva na Argentina reduz a produção global de soja em 2 milhões de toneladas

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – As reformas políticas e econômicas na China devem reduzir o número de embarques de grãos para aquele país. A expectativa é de que a China aumente sua produção e estimule o consumo interno. Por este motivo, o Conselho Internacional de Grãos (IGC) projeta que o comércio mundial de grãos deve movimentar 315 milhões de toneladas no ano safra 2016/2017, oito milhões a menos que a temporada anterior. 

Mas a produção global de grãos continua estável. Ainda de acordo com previsões do IGC, nesta safra vão ser produzidas um pouco mais de 2 bilhões de toneladas de grãos, volume muito parecido com o alcançado na safra 2015/2016. 

A soja é o grão que deve apresentar maior queda de produção mundial: projeção de 318 milhões de toneladas, 2 milhões a menos que a safra do ano passado.  Parte desta queda será compensada pelo milho. Diante do cenário favorável de preços, a produção do cereal deve crescer no mercado mundial. A estimativa é de uma safra de 2 bilhões de toneladas, aponta o IGC.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Instituto ainda explica que a redução nas projeções de produção de soja se deve ao excesso de chuva na Argentina, que deve ter safra de 55 milhões de toneladas, cerca de 5 milhões a menos do que o projetado no início da temporada.