Após perdas com chuvas, produtores do RS pedem mais prazo para quitar débitos com bancos

Campanha de vacinação contra febre aftosa também pode ser estendida devido às enchentes

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Devido às fortes chuvas que causaram perdas na ordem de R$ 500 milhões na agricultura , os produtores rurais do Rio Grande do Sul podem ganhar mais prazo para quitar suas dívidas junto aos bancos. A proposta foi decidida durante reunião realizada ontem (27), na Secretaria da Agricultura do Estado.

O encontro que contou com a presença de agricultores e prefeitos da região Sul, onde o impacto das enchentes foi maior, também definiu que as cidades mais afetadas terão celeridade no processo para haver reconhecimento, por parte da Defesa Civil, da situação de calamidade pública, o que facilita a simplificação de licenças, o acesso aos financiamentos e a liberação dos seguros. 

Segundo o secretário da Agricultura, Ernani Polo, a homologação dos decretos de situação de emergência dos municípios é fundamental para agilizar os processos de auxílio aos produtores prejudicados. Ele ressaltou, ainda, que o contato com as instituições financeiras seja feito antes do vencimento dos financiamentos, para que os produtores não percam os prazos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo levantamento da Emater-RS, estima-se que entre 50% da safra de soja e mais de 20% da de arroz tenham sido perdidas. Para os prefeitos dos municípios afetados, há  preocupação com a próxima safra, visto que muitas propriedades tiveram perda quase total.