Exportações agrícolas recuam 16,5% em janeiro no RS

“Como os preços em reais estavam muito bons, vendemos mais no ano passado e isso reduziu a oferta do produto agora”, explicou Antônio da Luz, economista da Farsul

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado, as exportações de produtos agrícolas no Rio Grande do Sul chegaram a cifra de US$ 503 milhões, recuo de 16,5% sobre os números obtidos no mesmo período em 2015. No volume embarcado, também houve retração de 17,1%, passando de 1,1 milhão de toneladas em 2015, para 917 mil toneladas em relação a janeiro passado.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a alta do dólar garantiu bons preços para os produtores no ano passado e a consequência foi a redução de estoques e a queda nas exportações em janeiro de 2016. “Como os preços em reais estavam muito bons, vendemos mais no ano passado e isso reduziu a oferta do produto agora”, explicou Antônio da Luz, economista da entidade.

Um dos principais itens comercializados, o complexo de soja teve um recuo de 44,8% nas receitas, e o faturamento foi de US$ 84 milhões. O montante exportado também apresentou queda de 33,9%, com 225,7 milhões de toneladas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no complexo de carnes, apenas o frango teve saldo positivo no faturamento (alta de 3,5%) em janeiro. Apesar da carne suína elevar a quantidade embarcada em 52,8%, a receita obtida foi ligeiramente menor (0,95%).