Exportações por portos do Arco Norte aumentam 51% em 2015

A expectativa é que estados da região consigam embarcar mais de 25 milhões de toneladas em 2016

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O escoamento de grãos pelos portos do Amazonas, Bahia, Maranhão e Pará, ou seja Arco Norte, cresceu 51% de janeiro a novembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014. Segundo o Departamento de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento para o Setor Agropecuário, do Ministério da Agricultura (Mapa), a expectativa é estes estados possam embarcar mais de 25 milhões de toneladas em 2016.

Os portos que compõem o Arco Norte são os de Itacoatiara (AM), Salvador e Ilhéus (BA), São Luis (MA) e Barcarena e Santarém (PA). Até novembro deste ano, os portos embarcaram mais de 18,2 milhões de toneladas de soja e milho, contra 12 milhões de toneladas em igual período de 2014.
“Isso mostra que os exportadores estão preferindo a porta de embarque pelo Norte e Nordeste”, afirma Carlos Alberto Nunes Batista, assessor do Departamento de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento do Mapa.
A estimativa de que a capacidade de exportação do Arco Norte aumente em mais de 40% no próximo ano, conforme informações da Companha Nacional de Abastecimento (Conab). A Companhia ainda projeta uma colheita de 102,5 milhões de toneladas de soja, com embarques de 72 milhões de toneladas. A empresa também prevê uma safra de 72 milhões de toneladas de milho, com volume de 30 milhões de toneladas destinados para exportação.

De acordo com Batista, a melhoria da logística de escoamento pelo Arco Norte deve reduzir em quase US$ 50 por tonelada o custo do transporte entre porteira e porto de embarque, viabilizando as exportações de milho e soja em larga escala.