
SÃO PAULO – Confira a agenda dos principais indicadores desta quarta-feira (14). Enquanto no Brasil o movimento será mais fraco, os EUA terá a divulgação de diversos indicadores, com destaque para o Business Inventories com base no mês de outubro. Atenções ficarão para a Europa, onde BCE (Banco Central Europeu) divulga o relatório mensal e onde ocorre reunião dos Ministros das Finanças da zona do euro.
– Agenda no Brasil
09h00 – Pesquisa Mensal do Comércio – Outubro – A pesquisa acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do país. O estudo do IBGE traz o indicador de volume e o índice nominal de vendas no varejo para cada estado.
– Agenda nos EUA
11h30 – Initial Claims – Semanal até 8/12 – Esse índice mede o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e é utilizado com um termômetro da atividade econômica local. Ordens acima dos 400 mil refletem uma situação preocupante no mercado de trabalho
11h30 – Retail Sales – Novembro – Relatório que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Suas variações são muito acompanhadas pelo mercado, pois estão intimamente ligadas ao consumo nacional.
11h30 – Retail Sales (ex auto) – Novembro – Medida das Retail Sales que ignora a venda de automóveis, devido a sua volatilidade mês a mês.
11h30 – PPI – Novembro – O PPI (Producer Price Index) é um índice de preços no atacado, ou seja, preços cobrados pelos produtores. Ele é calculado pelo Departamento de Trabalho norte-americano em complemento ao Consumer Price Index.
11h30 – Core PPI – Novembro – O Core PPI é o núcleo do Producer Price Index. Ele é formado com exceção aos preços de alimentação. O núcleo do PPI é muito acompanhado pelo mercado financeiro, por estar alheio a grandes volatilidades.
13h00 – Business Inventories – Outubro – Indicador mostra o nível de vendas e de estoques das indústrias e dos setores de atacado e varejo com base no mês vigente.
– Agenda na Europa
07h00 – Relatório Mensal do BCE – Dezembro
07h30 – Reunião dos Ministros das Finanças da zona do euro
07h30 – Leilão de títulos da Espanha
08h00 – Leilão de títulos da Itália