Agenda desta 4ª terá IPCA-E no Brasil e índices de novas casas nos EUA

Na Europa, destaque para a ata da reunião do Banco da Inglaterra e do indicador de transações correntes na zona do euro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Confira a agenda dos principais indicadores desta quarta-feira (19). Com uma agenda doméstica agitada, o destaque no Brasil fica por conta do IPCA(15) e do IPCA(E), sendo que este segundo é bastante utilizado pelo Banco Central para acompanhamento de metas da inflação.

Nos EUA, o foco fica para os indicadores de autorizações para novas casas e de novas casas contruídas no país, sendo ambos divulgados pelo Departamento de Comércio norte-americano. Enquanto isso, serão apresentados os números semanais dos estoques de petróleo. 

– Agenda no Brasil

Continua depois da publicidade

08h00 – IGP(M) – 2ª prévia de dezembro – Cada variação é comparada com a respectiva parcial no mês anterior.

09h00 – IPCA(15) – Dezembro – O índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês. O IPCA-15 foca nas famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, e abrange as principais regiões metropolitanas do Brasil.

09h00 – IPCA(E) – Outubro/Novembro/Dezembro – Divulgado pelo IBGE, o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial) é utilizado pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

Continua depois da publicidade

10h30 – Nota de Política Monetária e Operações de Crédito – Novembro – O relatório divulgado pelo Banco Central traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.

 – Agenda nos EUA

11h30 – Housing Starts – Novembro – Calculado pelo Departamento de Comércio, o índice se refere ao número de casas que começam a ser construídas nos EUA. O indicador serve como termômetro para a economia do país, mostrando se ela está aquecida ou não.

Publicidade

11h30 – Building Permits – Novembro – Também é divulgado pelo Departamento de Comércio, este índice mostra o número de autorizações para a construção de imóveis nos Estados Unidos.

13h30 – Estoques de Petróleo – Semanal – O Relatório dos Estoques é semanalmente organizado pela EIA (Energy Administration Information). Como os EUA são o maior consumidor mundial de petróleo, o comportamento de sua demanda é analisado de perto por investidores do mundo todo.

– Agenda na Europa

Continua depois da publicidade

07h00 – Transações Correntes da zona do euro – Outubro

07h30 – Minuta da reunião do Bank of England – Nota da reunião do Monetary Policy Committe sobre a política monetária inglesa.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.