Agência europeia acaba com fraude de milhões de euros com criptomoedas

A rede criminosa operou profissionalmente e enganou inúmeras vítimas na Alemanha, Suíça, Áustria, Austrália e Canadá

CoinDesk

Publicidade

A Eurojust, a agência transfronteiriça da União Europeia para o combate ao crime organizado, divulgou nesta sexta-feira (13) que desmantelou uma operação de fraude cripto que atuava na Bulgária, Chipre e Sérvia. O golpe deixou um prejuízo de “pelo menos dezenas de milhões de euros” para as vítimas.

A apreensão, segundo comunicado do órgão, envolveu quatro call centers e 18 outros locais revistados, com 14 pessoas presas na Sérvia e uma na Alemanha.

“A rede operou profissionalmente para estabelecer call centers, que fraudaram inúmeras vítimas na Alemanha, Suíça, Áustria, Austrália e Canadá em pelo menos dezenas de milhões de euros”, disse a Eurojust.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No geral, mais de 250 pessoas foram entrevistadas e mais de 150 computadores, vários equipamentos eletrônicos e backups de dados, três carros, dois apartamentos de luxo e US$ 1 milhão em criptomoedas e 50.000 euros em dinheiro foram apreendidos”, falou a agência.

A fraude envolvia atrair potenciais investidores online, contatá-los por telefone e convencê-los a fazer pequenos investimentos, que geraravam ganhos iniciais. As vítimas eram então encorajadas a investir mais dinheiro. Os lucros, no entanto, deixavam de ser pagos.

Os criminosos operavam os call centers da Sérvia, usando infraestrutura tecnológica na Bulgária, e lavavam os lucros no Chipre.

Continua depois da publicidade

Os golpes de investimento com criptomoedas costumam ser populares entre as redes criminosas. Em dezembro, as autoridades da Itália e da Albânia desvendaram um suposto golpe com ativos digitais que, segundo estimativas, deixou um rastro de prejuízo de US$ 16 milhões.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil