Comércio exterior

Acordo que pode aumentar as exportações mundiais em US$ 1 trilhão entra em vigor

Acordo sobre Facilitação de Comércio foi concluído na Conferência Ministerial de Bali

arrow_forwardMais sobre

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta semana a entrada em vigor do Acordo sobre Facilitação de Comércio. Concluído na Conferência Ministerial de Bali, em 2013, ele busca conferir maior transparência na relação entre governos e operadores de comércio exterior, bem como reduzir impactos burocráticos sobre importações e exportações.

Segundo a OMC, o acordo poderá aumentar as exportações mundiais em até US$ 1 trilhão por ano. Os principais beneficiados serão países em desenvolvimento, que possuem maior espaço para ganhos de eficiência.

PUBLICIDADE

“O início da vigência do acordo é um impulso renovador para o comércio mundial. Ele traz obrigações multilaterais que levarão a maior eficiência e intensidade nas trocas de bens entre os países. O Brasil está fazendo sua lição de casa. Temos trabalhado intensamente para tornar o comércio exterior brasileiro mais ágil, simples e moderno. Entendemos que reduzir burocracia e custos é essencial para a maior competitividade do nosso setor produtivo”, diz o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira.

O Brasil apresentou à OMC sua ratificação ao acordo em 2016 e já adota a quase totalidade das medidas nele previstas.