Ações europeias têm mínima em 4 semanas, otimismo por Bernanke cai

Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,42%; em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,64%; em Paris, o índice CAC-40 recuou 1,02%

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – As ações europeias fecharam em baixa nesta quinta-feira (30), atingindo sua mínima em quatro semanas e afastando-se ainda mais das máximas de 13 semanas obtida na semana passada, com menor expectativa de que o chairman do Federal Reserve, banco central norte-americano, Ben Bernanke, sinalize algum estímulo iminente no encontro de banqueiros centrais na sexta-feira.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,65 por cento, aos 1.079 pontos, após atingir uma mínima intradia de 1.075.64, a mais baixa desde o início do mês. Os volumes chegaram apenas à metade da média de 90 dias.

No entanto, analistas afirmaram que o mercado não está suscetível a uma queda drástica após o discurso de Bernanke no encontro de banqueiros centrais, na região norte-americana de Jackson Hole, com investidores se concentrando nos esforços do Banco Central Europeu (BCE) para enfrentar a crise da dívida, e, em particular, seus planos de compra de bônus.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“As pessoas estão começando a se dar conta de que não haverá uma imensa quantidade de ações no encontro de Jackson Hole. Mas também não vejo uma liquidação em massa, com o mercado à espera de ações positivas do Banco Central Europeu”, afirmou o estrategista global de ações no Coutts.

“A recente ata do FOMC (Comitê de Mercado Aberto, do Fed) destacou que qualquer tipo de estímulo estava muito condicionado à situação macroeconômica. Desde 31 de julho, nós temos visto muitos dados melhores que o esperado. Então, e apenas por esse motivo, é menos provável que se veja qualquer estímulo significativo”, completou.

O índice do setor automobilístico, caiu 4,27 por cento, sendo a área de pior desempenho nesta quinta-feira, enquanto as montadoras se esforçam para manter crescimento nas vendas em escala global. As ações da Daimler, por exemplo, caíram 5,53 por cento.

Continua depois da publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com variação negativa de 0,42 por cento, para 5.719 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,64 por cento, para 6.895 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 1,02 por cento, a 3.379 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve queda de 1,09 por cento, para 14.780 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 perdeu 1,52 por cento, a 7.195 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 0,67 por cento, para 4.944 pontos.