Ações europeias fecham em queda, puxadas por Alemanha e Suíça

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, caiu 0,19%, a 1.330 pontos

Reuters

Publicidade

LONDRES – As bolsas alemã e suíça tiveram o pior desempenho na Europa nesta segunda-feira, com o impacto econômico de sanções contra a Rússia pesando nas ações e se sobrepondo ao alívio com o acordo de resgate do Banco Espírito Santo.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, caiu 0,19 por cento, a 1.330 pontos.

A mais recente pesquisa Sentix mostrou queda inesperada na confiança na zona do euro em julho. Investidores avaliaram que as sanções da União Europeia contra Moscou pesam particularmente sobre a Alemanha, maior economia da Europa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Potências ocidentais intensificaram as sanções contra a Rússia após um avião malaio ser derrubado no mês passado no leste da Ucrânia, onde forças de Kiev enfrentam separatistas pró-Rússia.

“A Alemanha tem mais a perder do que a maioria no caso de sanções adicionais contra a Rússia”, disse o vice-presidente de Investimentos da SteppenWolf Capital, Phoebuls Theologites.

A bolsa suíça também fechou em queda, com as ações dos dois maiores bancos do país -UBS e Credit Suisse- terminando perto das mínimas em cerca de um ano. Reguladores vêm investigado as unidades de negociações de ambos desde o ano passado. Os bancos dizem estar cooperando com as investigações.

Continua depois da publicidade

Mas houve algum alívio no setor bancário, após Portugal firmar acordo e usar 4,9 bilhões de euros (6,6 bilhões de dólares) para resgatar o BES, maior banco do país listado em bolsa. A operação vem apenas meses após o país concluir resgate internacional.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02 por cento, a 6.677 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,61 por cento, a 9.154 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,34 por cento, a 4.217 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,09 por cento, a 20.381 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,17 por cento, a 10.496 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,98 por cento, a 5.854 pontos.