Bolsonaro na ONU, Previdência e PIB dos EUA: o que você precisa acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na próxima semana

Rodrigo Tolotti

(Marcos Corrêa/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de uma semana bastante agitada, o Ibovespa conseguiu registrar ganhos de cerca de 1%, dando um clima de alívio na sexta-feira (20). Apesar disso, o mercado se prepara para uma agenda bastante forte nos próximos dias, com diversos dados econômicos, além da reforma da Previdência e a ida do presidente Jair Bolsonaro à Organização das Nações Unidas (ONU).

No campo político, atenção especial para a votação da reforma da Previdência em primeiro turno no Senado, na terça-feira (24). A expectativa é que o segundo turno ocorra no dia 10 de outubro. Analistas acreditam que o texto não deve ter problemas por conta da operação da Polícia Federal que teve como alvo o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho.

Já na quarta-feira (25) ocorre a sabatina de Augusto Aras para o cargo de Procurador-geral da República. O advogado deverá ser questionado pelos senadores sobre temas polêmicos como independência da operação Lava Jato e para tratar de assuntos que envolvam membros do Executivo, questões ambientais e pauta de costumes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no campo político, o Brasil ficará atento à ida de Bolsonaro a Nova York, onde participará da abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (24). O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, confirmou que Bolsonaro viaja na segunda-feira (23).

O presidente tem encontro confirmado com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na terça, mesma data de seu pronunciamento, que deve focar bastante nas questões ambientais. Não estão previstos encontros bilaterais com outros chefes de Estado. O presidente embarca de volta ao Brasil no mesmo dia.

Agenda de indicadores

No calendário brasileiro, os investidores ficam atentos, na terça, à ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que na última quarta cortou a Selic em 0,50 ponto percentual e sinalizou que deve seguir o ciclo de redução dos juros. Na quinta é a vez do Relatório Trimestral de Inflação.

Continua depois da publicidade

Juntos, estes dois documentos devem trazer mais sinalizações para os investidores sobre os próximos passos do Banco Central em relação aos juros. Após a decisão do Copom, a XP Investimentos cortou sua projeção para Selic para 4,5% no fim deste ano.

A agenda de indicadores no Brasil também tem potencial de impacto no mercado, especialmente nos juros futuros. A Pesquisa Focus será relevante para checar projeções de Selic, inflação, dólar e PIB após o Copom. Na terça-feira, sai ainda o IPCA-15 de setembro – considerado uma prévia da inflação -, com estimativa mediana de 0,08%, segundo dados da Bloomberg.

No exterior, vários diretores do Federal Reserve irão discursar, como James Bullard (St. Louis) e Charles Evans (Chicago). Nos Estados Unidos, ainda saem indicadores de pedidos de bens duráveis e, em especial, do Produto Interno Bruto (PIB).

Atenção ainda para as falas do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, dias 23 e 26, e de Haruhiko Kuroda, chairman do Banco do Japão, dias 24 e 26. O mercado também acompanha de perto os preparativos dos representantes comerciais dos EUA e China para retomadas das negociações comerciais em outubro.

Clique aqui e confira a agenda completa de indicadores.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.