Em mercados / acoes-e-indices

Investidores estrangeiros trouxeram R$ 1,7 bilhão para a bolsa em 2019 com IPOs e follow on, diz B3

Bolsa brasileira ainda anunciou a unificação dos dados de movimentação de investidores estrangeiros no mercado de renda variável a partir de setembro   d

dinheiro real
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A B3 informou em comunicado nesta sexta-feira (6) que unificará a divulgação dos dados de movimentação de investidores estrangeiros no mercado de renda variável.

A partir de setembro, serão divulgados os dados consolidados de entrada dos estrangeiros em ofertas iniciais (IPOs) e follow on de ações, além do saldo no mercado secundário. 

Vale destacar que, recorrentemente, vem sendo anunciada a retirada recorde de recursos dos não-residentes da bolsa brasileira. Uma das razões apontadas para isso é justamente a maior entrada de capital dos estrangeiros via oferta de ações (veja mais clicando aqui). 

Segundo a B3, os investidores estrangeiros fizeram aportes líquidos de R$ 1,7 bilhão quando considerados também os fluxos referentes a ofertas de ações, tanto iniciais quanto subsequentes. 

“O volume de recursos estrangeiros que entra no mercado brasileiro por meio de ofertas primárias é muito relevante e mostra o apetite desses investidores pelos papéis locais. Considerar apenas o mercado secundário para essa análise de fluxo de capital externo despreza inclusive a possibilidade do dinheiro do investidor não residente estar migrando de um papel para outro dentro do próprio mercado brasileiro”, afirmou Adolpho Bianchi, superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data da B3, no comunicado.

Antes, destacou a bolsa, os dados de movimentação de investidores estrangeiros no mercado secundário e de participação nas ofertas públicas estavam disponíveis no site da B3, em páginas separadas.

"Agora, a partir de setembro, eles podem ser conferidos na mesma planilha 'Dados de Mercado [b3.com.br]', no item 3.2, para facilitar a análise do mercado e a cobertura jornalística", concluiu. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta gratuita na XP

 

Contato