Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa teve mais uma alta na última quinta-feira (30) impulsionado pela expectativa de que os bancos centrais do mundo inteiro façam uma política monetária acomodatícia para fazer frente à volatilidade dos mercados pós-“Brexit”. Ontem, o presidente do banco central da Inglaterra, Mark Carney, disse que o crescimento econômico do Reino Unido se desacelerará nos próximos meses e que mais cortes de juros e outras medidas de relaxamento monetário devem se fazer necessárias. Nesta sexta-feira (1), o mercado ficará de olho em pesquisa sobre a popularidade do presidente interino Michel Temer e uma série de importantes indicadores, além da deflagração de nova fase da Lava Jato. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas mundiais registram um dia de poucas variações, após três dias de ganhos com o “Brexit”. Já os títulos soberanos avançam, aprofundando queda dos rendimentos com a expectativa de que BCs possam agir para evitar impacto do Brexit, ainda repercutindo a fala do presidente do BoE Mark Carney. Entre os dados econômicos, enquanto a atividade industrial chinesa mostrou estagnação em junho, a expansão na indústria da zona do euro atingiu máxima de seis meses em junho, conforme mostraram os PMIs. Contudo, a votação do Reino Unido para deixar a União Europeia (UE) pode desacelerar o setor nos próximos meses. O PMI do Markit para a zona do euro subiu para 52,8 contra 51,5 em maio e preliminar de 52,6; leitura acima de 50 indica crescimento.

Ás 7h51 (horário de Brasília), estes eram os desempenhos dos principais índices: 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

* S&P 500 Futuro (EUA) -0,24%
* FTSE 100 (Reino Unido) +0,32%
* CAC-40 (França) +0,07%
*DAX (Alemanha) +0,16%
* Nikkei (Japão) 225 +0,68% (fechado)
*Xangai (China) +0,11% (fechado)
*Hang Seng (Hong Kong) +1,71% (fechado)

2. Pesquisa CNI/Ibope
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulga nesta sexta a pesquisa CNI-Ibope do segundo trimestre de 2016. Realizado entre 24 e 27 deste mês, com 2.002 pessoas em 141 municípios, o levantamento revela a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal. A pesquisa mostra ainda o grau de confiança no presidente em exercício Michel Temer e a aprovação do governo em dez áreas de atuação, entre elas, saúde, educação, segurança pública e combate à fome e ao desemprego.

3. Nova fase da Lava Jato
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira mais uma fase da Operação Lava Jato, tendo como alvos a JBS (JBSS3) e o economista Lucio Bolonha Funaro, acusado de ser operador do presidente suspenso da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Um mandado de prisão contra Funaro foi expedido. A prisão é baseada em delações premiadas de Fabio Cleto, ex-Caixa Econômica Federal, e Nelson Mello, ex-executivo do grupo Hypermarcas.  

Continua depois da publicidade

4. PMIs da China
Ontem às 22h saíram uma série de indicadores da China. O PMI industrial para junho, foi para 50 pontos, em linha com o esperado. Já o PMI de serviços subiu para 53,7 pontos ante 53,1 em maio. 

5. Swap reverso e CMN
O Banco Central anunciou o swap reverso de até 10.000 contratos para hoje às 9h30. É a primeira intervenção do BC no câmbio desde que Ilan Goldfajn se tornou o novo presidente da autoridade monetária. Goldfajn disse em entrevistas e discursos recentes que deixaria o câmbio flutuar de acordo com o mercado e faria o mínimo de intervenções possível. Além disso, o mercado de juros futuros deve reagir à decisão do CMN divulgada na noite de quinta-feira de fixar meta de inflação para 2018 em 4,5%, com banda de 1,5 ponto percentual, contrariando o noticiário em jornais apontando que meta seria reduzida. O CMN também fixou TJLP em 7,50% ao ano para o 3º trimestre.

Agenda InfoMoneyTV para sexta-feira:

(Com Bloomberg)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.