Se tentar enriquecer rápido você perderá tudo em segundos, diz Alexander Elder, o papa da análise técnica   

No dia 3 de julho, Elder vai dar um curso em São Paulo, explicando seus métodos vitoriosos de trading. Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao InfoMoney.   

Diego Lazzaris Borges

SÃO PAULO – Alexander Elder é considerado o “papa” da análise técnica e conhecido no mundo todo por se aprofundar nos estudos de psicologia do investidor. Autor do livro “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso”, publicado em 1993 e considerado seu maior clássico, ele escreveu outros livros de grande sucesso – entre eles “Aprenda a operar no mercado de ações – um guia completo para o trading”, escolhido O Livro do Ano pela revista Barron’s em 2002.  

Elder nasceu em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia – que na época fazia parte da União Soviética –  e cresceu na Estônia, onde se formou em Medicina. Durante a Guerra Fria ele pediu asilo político nos Estados Unidos e passou a dar aulas na Universidade Columbia. Foi quando se apaixonou pelo mercado financeiro, mergulhou na análise técnica e tornou-se a maior referência mundial no assunto ainda na década de 90.  

No dia 3 de julho, Elder vai dar um curso em São Paulo, explicando seus métodos vitoriosos de trading – clique aqui e saiba mais.  Ele concedeu essa entrevista exclusiva ao InfoMoney.  

 Como você começou a operar usando análise técnica?  

 Eu sou da União Soviética e lá não se pensa tanto sobre o mercado financeiro. Mas no meu segundo ano nos Estados Unidos eu li um livro sobre ações e fiquei absolutamente fascinado pelo assunto e pela visão de que você pode ganhar dinheiro sozinho, pensando e tomando decisões. Sem empregados. Sem um negócio para administrar. Eu achei que fosse algo fácil de fazer, mas claro que é o oposto – como eu acabei descobrindo com o passar do tempo.  

 Qual é o primeiro passo para quem quer começar a operar?  

Minha primeira dica é: seja cuidadoso. Afinal, isso é uma maratona. É muito importante documentar todas as decisões: por que você comprou? Por que você vendeu? Você precisa aprender com suas próprias experiências. E outra dica importante para os traders iniciantes: comecem com pequenos valores, mesmo que você tenha muito dinheiro. Quando você aprende, quer focar no aprendizado e não apenas no dinheiro. O dinheiro cega a mente. Por isso, ele deve vir depois.   

Se você pudesse voltar no tempo, o que teria feito diferente?  

Eu não teria tentado ficar rico rapidamente. Você pode ficar rico em um ritmo mais lento fazendo trades, mas também pode perder tudo em um segundo. Quem tenta ficar rico rápido assume riscos maiores e acaba perdendo dinheiro. Eu também teria um bom diário, pois no meu primeiro ano eu não tive boas operações e ter feito um diário me permitiria aprender com a minha própria experiência.  

Qual é o maior desafio de um trader?  

O maior desafio é não ter controle do mercado financeiro. Quando você dirige, você espera pelo sinal verde para seguir adiante; quando você tem um emprego, você tem regras a seguir; e mesmo quando você é autônomo, como um médico ou advogado, há regras que você precisa obedecer. No mercado de trading nenhum comportamento é controlado. Ninguém coloca uma regra para você. Então, você precisa praticar o autocontrole, o que é uma habilidade incomum para muitas pessoas que estão acostumadas a terem as diretrizes determinadas pelos outros.    

O que você considera mais importante: conhecimento técnico ou habilidades emocionais?  

Ambos são importantes, mas há uma grande diferença no tempo de aprendizado das duas. Os conhecimentos técnicos você pode aprender em uma semana. As habilidades emocionais você leva muitos meses para aprender – se tiver sorte -, mas provavelmente vai levar muitos anos. As habilidades técnicas são essenciais, mas o aprendizado é rápido. As habilidades emocionais são extremamente necessárias e levam tempo.    

Você pode falar um pouco mais sobre os “4Ms” do trader que você vem ensinando há décadas ?  

No meu primeiro livro, eu escrevi sobre os 3Ms: método (Method), uso do dinheiro (Money) e mente (Mind). Anos depois, quando eu estava atualizando meu livro, percebi que havia um quarto M (Management yourself): gerenciamento.  

Então os 4Ms são: Mente: aprender regras psicológicas e também como segui-las; Método: escolha de como você analisará o mercado, no que suas decisões estarão baseadas; Dinheiro: como você controla os riscos. Você pode ter um incrível sistema de trader, mas se não calcular o risco, você perderá dinheiro; e por fim: Gerenciamento: como você gasta o seu tempo, como você organiza o seu dia.  

Para não perder a chance de participar do curso com Alexander Elder no Brasil, clique aqui. 

 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip