Conselho da Petrobras aprova plano de privatização da BR Distribuidora

O processo ocorrerá por meio de uma oferta secundária de ações (follow-on)

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR4) informou nesta terça-feira (22) que seu conselho de administração aprovou o modelo para venda de sua participação na BR Distribuidora (BRDT3), um passo crucial para tirar a empresa de distribuição do controle estatal.

O processo ocorrerá por meio de uma oferta secundária de ações (follow-on). Em comunicado, a Petrobras informou que, após a oferta, sua participação na companhia será “inferior a 50%”. Mais cedo, o site Brazil Journal disse que a porcentagem seria de 40%. Hoje a estatal tem 71% de participação na BR Distribuidora.

“Todos os atos necessários para realização da oferta estarão sujeitos à aprovação dos órgãos internos da Petrobras, notadamente quanto ao preço e percentual efetivo das ações a serem ofertadas, bem como à análise e à aprovação dos respectivos entes reguladores, nos termos da legislação aplicável”, diz o comunicado da petrolífera.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por fim, a Petrobras disse ainda que seu comunicado ainda não pode ser considerado um “anúncio de oferta”, sendo que a realização do processo dependerá de “condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”.

Em 26 de abril, a Petrobras já havia anunciado que estudava a realização de uma oferta pública secundária de ações das ações da BR Distribuidora.

“As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”, disse a estatal na época.

Continua depois da publicidade

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.