Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em queda na última quinta-feira (19), em meio a preocupações com a probabilidade de um aumento dos juros nos EUA pelo Federal Reserve e com o Brasil sofrendo por um rombo fiscal que deve superar os R$ 160 bilhões. Esta sexta-feira (20), será marcada por importantes indicadores brasileiros e notícias do cenário corporativo. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas asiáticas terminaram esta sexta-feira em alta, mas o índice de Xangai registrou a quinta semana seguida de perdas devido à redução do otimismo com as perspectivas de crescimento da China e com a preocupação sobre um aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,51 por cento, com alta de 0,1 por cento na semana. Porém, o índice de Xangai teve alta de 0,68 por cento, acumulando perda de 0,1 por cento na semana, sua quinta semana seguida de queda. O otimismo do investidor, alimentado pelos dados econômicos fortes de março na China, diminuiu rapidamente com os sinais de que a recuperação perdeu ritmo em abril, e com temores de que as autoridades podem estar mais cautelosas sobre mais estímulos com o aumento da inadimplência. Às 7:46 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,41 por cento. O índice Nikkei do Japão, por outro lado, devolveu as perdas de mais cedo e encerrou a sessão em alta, ampliando os ganhos da semana para 2 por cento, conforme o iene cedeu frente a nova valorização do dólar. O dia é de alta na Europa, com o DAX em alta de 0,91%, o FTSE com ganhos de 1,33% e o CAC 40 subindo 1,14%, em recuperação após duas sessões de queda com a ata do Fomc. 

2. Reação a Pedro Parente
Após dias de rumores e tratativas, a assessoria de Michel Temer confirmou na última quinta que o ex-ministro Pedro Parente é o novo presidente da Petrobras (PETR3PETR4). Ele vai substituir Aldemir Bendine, que assumiu o comando da estatal no início de 2015, no lugar de Graça Foster. Parente foi chefe da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso e ex-presidente da Bunge Brasil. Atualmente é sócio na gestora de fortunas Prada ao lado da mulher, Lucia Hauptman. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. IPCA-15
Aqui no Brasil, o principal dado da semana sai hoje e é o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) colhido entre os dias 15 de abril e 15 de maio. O dado pode ser importante para balizar as próximas decisões do Copom (Comitê de Política Monetária). Segundo as projeções da LCA Consultores, o índice deve ter um crescimento de 0,77% na comparação mensal, após ter avançado 0,51% em maio. Em 12 meses, o acumulado da inflação deve chegar a 9,52%. O IPCA será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) às 9h (horário de Brasília). 

4. Operação tem Odebrecht como alvo
A Polícia Federal e o MPF (Ministério Público Federal) deflagraram nesta sexta-feira (20) quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva em operação que investiga contratos internacionais relacionados à Odebrecht. Esta fase ocorre em São Paulo e em Santos, no litoral paulista. 

A investigação foi inicialmente instaurada para apurar suposto tráfico de influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para beneficiar a Odebrecht , se ampliou e resultou na operação de hoje. Segundo o Estadão, Lula não é alvo, mas sim pessoas ligadas ao ex-presidente. 

Continua depois da publicidade

5. Investigados 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que integrantes da cúpula do PMDB sejam investigados sobre o suposto pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, informou a Folha. São alvos o ministro do Planejamento Romero Jucáo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA).

(Com Reuters e Agência Brasil) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.