Em mercados / acoes-e-indices

Mestre dos Derivativos pede e bolsa de NY lança opções de índice de ações brasileiras com vencimento semanal

A NYSE autorizou o lançamento de opções com vencimentos semanais para o BRZU, fundo de índice que replica o Ibovespa com alavancagem de 3 vezes em dólar

Wall Street
(Juan Novakosky / Shutterstock.com)

 

SÃO PAULO – A NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque, na sigla em inglês) autorizou o lançamento de opções com vencimentos semanais para o BRZU, fundo de índice que replica o Ibovespa com alavancagem de 3 vezes em dólar.

A criação dos novos vencimentos foi feito após uma solicitação do matemático e analista Su Choung Wei , conhecido como Mestre dos Derivativos. Ele fez o pedido para o lançamento de opções da BRZU com vencimento semanal através de brokers americanos.

O professor Su, que tem diversos cursos no InfoMoney Educação, fez a solicitação com o argumento de que os critérios de elegibilidade para a criação de vencimentos semanais já tinham sido atingidos – ou seja, o volume de negócios com os contratos mensais  era suficiente para a abertura de novos contratos, desta vez semanais. 

A partir de agora, o investidor que opera com contratos de opções do BRZU poderá fazer rolagens dos seus contratos todas as semanas– até o mês passado essas rolagens só podiam ser feitas uma vez por mês. “É um avanço para quem quer operar as nossos ETFs no mercado americano”, afirma Su.

De acordo com ele, apesar da rolagem semanal ter valor inferior a mensal, a soma das quatro rolagens semanais deve dar em torno de 2,1 vezes a rolagem mensal. “Isso quer dizer que o investidor que opera com venda coberta de ações, ou faz operações de Trava Horizontal de Linha (THL) pode ter os ganhos duplicados no mês”, diz o professor.

Su também vem pleiteando a criação de novos vencimentos de contratos de opções na bolsa brasileira. “Embora já tenha as condições de elegibilidade, a criação  depende da palavra final da B3”, afirma.

Segundo o matemático, nos EUA e na maioria dos outros países, os contratos com novos vencimentos são lançados automaticamente desde que as condições de liquidez sejam cumpridas.

 

Contato