Bolsas asiáticas fecham em alta com expectativa de acordo EUA-China

O índice Xangai Composto, do mercado chinês, subiu 1,12% hoje, a 3.027,58 pontos, ultrapassando a barreira dos 3 mil pontos pela primeira vez desde junho do ano passado

Estadão Conteúdo

Publicidade

As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, após relatos de que Estados Unidos e China estão próximos de fechar um pacto comercial.

Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto subiu 1,12% hoje, a 3.027,58 pontos, ultrapassando a barreira dos 3 mil pontos pela primeira vez desde junho do ano passado, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,21%, a 1.599,48 pontos.

Ontem, o Wall Street Journal publicou que EUA e China “estão no estágio final” de negociações para fechar um acordo comercial. Pequim teria oferecido reduzir tarifas sobre produtos americanos de categorias que vão de produtos químicos a automóveis. Washington, por sua vez, estaria considerando eliminar a maioria das punições tarifárias impostas a bens chineses no ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O tom foi igualmente positivo em Tóquio, onde o japonês Nikkei teve alta de 1,02%, a 21.822,04 pontos, graças a ações do setor de eletrônicos, e em Hong Kong, com valorização de 0,51% do Hang Seng, a 28.959,59 pontos.

Por outro lado, bolsas asiáticas menores que voltaram hoje de feriados terminaram os negócios com perdas. Foi o caso do sul-coreano Kospi, que caiu 0,22% em Seul, a 2.190,66 pontos, pressionado por papéis de construtoras, e do Taiex, que recuou 0,38% em Taiwan, a 10.349,88 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana encerrou o pregão no maior nível em seis meses, ajudada por mineradoras e pelos segmentos de saúde e de tecnologia da informação. O S&P/ASX 200 avançou 0,40% em Sydney, a 6.217,40 pontos. (com informações da Dow Jones Newswires)

Tópicos relacionados