Em mercados / acoes-e-indices

"Mediocristão" x "Extremistão": qual está mais preparado para encarar um cisne negro?

Programa "Os Antifrágeis" recebe o criador do site "Você Mais Rico", Bruno Perini

SÃO PAULO - Esta semana, em "Os Antifrágeis", os apresentadores Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband recebem o criador do site "Você Mais Rico", Bruno Perini. Juntos eles trabalham os conceitos de "mediocristão" e "extremistão".

De um lado, o "mediocristão" é um processo dominado pela mediocridade, em que não existe um fracasso extremo, mas também não há como ter um grande sucesso. Este conceito também é chamado de família da Cauda Fina, ou família gaussiana de distribuição.

Do outro, o "extremistão" é um processo em que o todo pode ser compreensivelmente impactado por uma única observação. Ele também é chamado de família da Cauda Gorda, família de distribuições fractais, ou ainda lei da potência.

Segundo os apresentadores, no mundo real, a maior parte dos processos sociais se encontra no domínio do "extremistão". Um exemplo é o cenário da internet, em que uma grande empresa, que domina o setor, pode não ser relevante ou nem existir após pouco tempo.

Vale lembrar que a dupla de apresentadores também está lançando o curso "Investimentos Antifrágeis", em que trabalham os conceitos de Nassim Taleb sobre a antifragilidade para sua aplicação nos investimentos. Clique aqui e garanta sua vaga.

Confira o programa no player acima.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

 

Contato