Em mercados / acoes-e-indices

Ação PN da Taurus negocia todo o seu valor de mercado na bolsa

Os papéis da fabricante de armas voltaram a oscilar de forma frenética hoje. Para alguns analistas, é bolha

Fojas Taurus arma revolver
(divulgação)

A fabricante de armas Taurus Armas voltou a viver um dia maluco na bolsa. Além de as ações terem oscilado muito – chegaram a subir 11% e a cair 21% ao longo do pregão --, o volume de negócios dos papéis disparou.

As ações PN da empresa (FJTA4) negociaram em torno de R$ 170 milhões nesta terça-feira. É uma soma maior que o valor de mercado dessa classe de ações. Também é um volume três vezes superior ao negociado nos últimos 21 dias – que já foi grande.

Para Wagner Salaverry, sócio da gestora Quantitas, isso tem cheiro de bolha. “É um movimento muito atípico para ser motivado apenas por uma expectativa de aumento das vendas de armas de fogo”, diz Salaverry. Ele lembra que as ações PN do Itaú negociaram em torno de 1 bilhão de reais hoje, e o valor de mercado dessa classe de papéis está em cerca de 150 bilhões de reais.

As ações da Taurus—que mudou de nome em 2019 (antes, chamava-se Forjas Taurus) – entraram no radar dos investidores quando o presidente Jair Bolsonaro passou a crescer nas pesquisas de intenção de voto, em 2018 – e a dizer que flexibilizaria a posse de armas de fogo.

A expectativa da assinatura do decreto sobre as armas de fogo levou a ação da empresa a valorizar no início do pregão de hoje. Quando o decreto foi finalmente assinado, os papéis caíram. Os analistas atribuem a baixa a um movimento de realização de lucros.

Invista em ações sem pagar taxa de corretagem e com estratégias customizadas: abra uma conta gratuita na Clear.

 

Contato