Acusações contra Cristiano Ronaldo mostram a dificuldade de se investir em ações de times de futebol

Para os clubes, abrir o capital pode ser uma excelente ideia, mas o investidor ainda precisa entender como funciona o negócio do futebol

Rodrigo Tolotti

(Reprodução/ Facebook)

Publicidade

SÃO PAULO – Ainda inédita no Brasil, a abertura de capital de clubes de futebol já é algo que existe há anos no exterior, com casos famosos como Manchester United, Borussia Dortmund, Arsenal e Roma. Mas todos estes times estão longe de fazerem parte das chamadas “blue chips” (empresas com grande peso na bolsa).

Um caso diferente é o da Juventus, da Itália, que recentemente passou a integrar o principal índice de ações do país, o FTSE MIB. Mas este ganho de importância escancarou um problema do mercado: como se precificar um clube de futebol?

Tudo começa pelo fato de que um time não é como uma empresa tradicional, principalmente porque lucro não é exatamente uma meta, mas sim ganhar títulos. E segundo explica o economista Cesar Grafietti, consultor do Itaú BBA, há uma enorme dificuldade também para o acionista, que precisa entender como é investir neste mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Por mais profissional que seja uma administração, o objetivo de um clube de futebol sempre é vencer. Lucrar, remunerar acionista, é uma consequência”, explica o especialista em finanças de clubes de futebol. Neste cenário, é difícil esperar que o clube pague dividendos quando ele pode usar seu lucro para contratar atletas ou aumentar a remuneração de estrelas da equipe.

Apesar destas questões, Grafietti afirma que abrir o capital para um clube de futebol tem diversos aspectos positivos, como melhorar a governança, aumentar a profissionalização da gestão, melhorar controles e trazer mais dinheiro para o clube. “Mas é difícil enxergar como um negócio de retorno sobre capital investido”, pondera.

Todas estas questões tornam bastante complicada a análise como empresa na bolsa de um time. Tanto que, dentro do índice da bolsa de Milão, a Juventus aparece como a empresa com menor cobertura de analistas, sendo que apenas Alberto Francese, da Banca IMI, acompanha os papéis, segundo informações da Bloomberg. Em média, as ações do FTSE MIB possuem a cobertura de 19 analistas.

Continua depois da publicidade

O impacto de Cristiano Ronaldo
Com ações na Bolsa desde 2001, a Juventus não só tem uma longa história no mercado como possui um grande acionista de referência, que é a família Agnelli, dona do clube. Apesar de ser bem administrado e dominar o futebol italiano nos últimos anos, falta ganhar o grande título da Liga dos Campeões da Europa.

Foi neste cenário que a administração do time foi ousada e contratou Cristiano Ronaldo, jogador que ganha títulos por onde estiver. “É o que o clube precisa. Isso justifica a valorização nas ações”, afirma Grafietti. Desde que o anúncio da chegada de CR7 aconteceu, em 10 de julho de 2018, as ações da Juventus já subiram 40%.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Mas uma contratação como essa também traz problemas. Segundo o consultor do Itaú BBA, a vinda do craque trouxe dois efeitos negativos: elevou os gastos com contratações, o que fez aumentar as dívidas e impactar as regras de Fair Play Financeiro da UEFA, e também aumentou os custos do clube.

Mesmo assim, há ganhos para o time, como uma receita maior em dias de jogos, um pouco de publicidade adicional, mas é importante lembrar que os valores de cotas de TV não mudam. Mas como citado acima, o foco do investidor não seria no clube ganhar mais, mas sim na vinda de um grande título nesta temporada.

“Ou seja, a tendência é ter piora no desempenho eco-financeiro e ainda assim as ações se valorizaram, porque o que move o futebol são títulos e não lucro”, explica Grafietti.

E é aí que chega o risco das acusações de assédio sexual contra o jogador português. Em 5 de outubro, quando surgiu o primeiro caso de estupro, as ações da Juventus desabaram 5% em apenas um dia.

Grafietti afirma que se Cristiano Ronaldo tiver problemas com a justiça e for impedido de jogar, haverá um grande impacto nas ações. “Porque apesar de ter uma equipe de qualidade, a estratégia da conquista da Juventus está na aquisição e presença em campo de CR7. Sem ele o time ainda é forte, mas perde a estrela que tem ‘campeão’ escrito na testa”, diz.

Kathryn Mayorga denunciou o português por ter forçado sexo sem consentimento em um hotel, em 2009, na região de Las Vegas, nos Estados Unidos. Na última quinta-feira a polícia da cidade transmitiu às autoridades judiciais italianas uma solicitação de amostra de DNA do atacante da Juventus.

É possível que o caso tenha desdobramentos em breve e isso pode ter impacto direto no desempenho do clube e, por consequência, das ações na Bolsa.

Para um clube de futebol, abrir o capital da bolsa pode trazer grandes vantagens e ajudar no desempenho financeiro e em sua administração. Por outro lado, o investimento neste negócio ainda não é tão claro para todos. A Juventus e toda a complexidade da vinda de CR7 e estas acusações contra ele tornam o case do time italiano algo ainda mais complexo e um grande exemplo para se ver a diferença de investir em uma empresa tradicional e em um time.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.