Zuckerberg adota gestão mais “agressiva” no Facebook e ações caem 5%

CEO afirmou que empresa está em guerra, uma vez que está sob a pressão de legisladores, investidores e usuários nos últimos tempos 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Mark Zuckerberg adotou um estilo de gestão mais “agressivo”, segundo um relatório divulgado pela The Wall Street Journal. De acordo com o jornal, o co-fundador da empresa afirmou aos seus principais executivos no início de 2018 que a empresa está em guerra, uma vez que está sob a pressão de legisladores, investidores e usuários nos últimos tempos. 

As ações do Facebook caíram 5,8% às 18h57 (horário de Brasília) nesta segunda-feira (19) após a divulgação do relatório. No acumulado do ano, os papéis caem mais de 20%.  

O relatório cita o escândalo do uso indevido de dados de mais de 50 milhões de usuários pela Cambridge Analytica, empresa de dados ligada à campanha presidencial de Donald Trump.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele aparece depois de um relatório que o New York Times divulgou, na semana passada, o qual detalhou os erros e falta de atitude na sequência de  escândalos nos últimos três anos.

Dado isso, a nova postura de Zuckerberg afastou vários executivos de alto escalão em meio ao afundamento do moral dos funcionários, segundo o jornal. O executivo teria culpado Sheryl Sandberg, vice-presidente de operações, pelas consequências do escândalo da Cambridge Analytica. 

Na quinta-feira (15), a diretoria do Facebook classificou a história do Times como “injusta” e, durante uma sessão de perguntas e respostas com funcionários na sexta-feira (16), Zuckerberg classificou as notícias críticas de “besteiras”, segundo o jornal. O New York Times informou que na mesma reunião, Zuckerberg advertiu que os funcionários que falarem com a mídia serão demitido.

Continua depois da publicidade

Cerca de uma dúzia de executivos de alto escalão deixaram o Facebook este ano e em maio Zuckerberg contratou novos executivos de produtos.

Entre outras coisas, o relatório do jornal mostra uma série de desavenças. Os co-fundadores do Instagram entraram em desacordo com os esforços de Zuckerberg para compartilhar dados de localização para fins publicitários; os co-fundadores do WhatsApp confrontaram o executivo sobre como melhor rentabilizar o serviço; e o co-fundador da Oculus VR se desentendeu com o co-fundador do Facebook sobre o futuro do fone de realidade virtual.

Quer investir seu dinheiro em grandes empresas? Abra sua conta gratuita na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.