Quem ganha e quem perde com o time econômico convocado por Bolsonaro? Analistas sem Censura respondem

Paulo Guedes e Joaquim Levy fortalecem a percepção liberal do governo de Jair Bolsonaro

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já anunciou alguns nomes fortes para sua base de governo. Ainda em sua campanha, o economista Paulo Guedes, chamado por Bolsonaro de “posto Ipiranga”, despontou como o integrante mais forte deste grupo, com poder e responsabilidade de guiar toda a economia nacional no chamado “superministério” da Economia.

Onyx Lorenzoni vai para a Casa Civil, que será unida com a chamada Secretaria de Governo, e é responsável por acompanhar as principais políticas públicas dos demais ministérios, fazer articulações e auxiliar as decisões do presidente. 

O nome mais recente confirmado na equipe econômica é Joaquim Levy, que aceitou o convite para substituir Dyogo Oliveira na presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana passada, Bolsonaro afirmou que pretende “abrir a caixa-preta” do BNDES em referência a empréstimos suspeitos negociados em gestões anteriores. Segundo ele, a sociedade tem direito de saber como é utilizado o dinheiro público.

Neste cenário, os analistas da Nord Research, Bruce Barbosa, Renato Breia e Luiz Felippo, explicaram quais investimentos devem sair ganhando e quais podem perder com a nova formação econômica.

Felippo explicou que o ponto-chave é a capacidade de Guedes conseguir a aprovação de reformas, especialmente a previdenciária. “Se ele conseguir vamos ter capacidade de manter juro baixo, o que é ótimo para as empresas”, diz Felippo.

Continua depois da publicidade

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita

Confira o programa Analistas sem Censura, na íntegra, abaixo: 

Em observância à ICVM 598, o(s) analista(s) de valores mobiliários participantes deste programa declara(m) que suas recomendações, pelas quais é(são) o(s) respectivo(s) responsável(is) principal(is), refletem única e exclusivamente suas próprias opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.