Vale espera que laços Brasil-China superem críticas de Bolsonaro

O candidato disse em uma entrevista de rádio que "a China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil" 

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Vale, a maior exportadora do Brasil, está jogando água fria sob o temor de que a forte retórica do candidato Jair Bolsonaro contra a China possa atrapalhar as relações comerciais entre as duas potências do mercado emergente.

O CEO da empresa, Fabio Schvartsman, disse que Bolsonaro, se eleito, provavelmente terá a chance de se aprofundar no tema e que a questão irá se encaminhar bem.

“O que a China precisa o Brasil tem e o que o Brasil precisa é o que a China tem”, disse ele em um evento no Rio de Janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Schvartsman estava respondendo a perguntas sobre o risco de Bolsonaro romper os laços econômicos com a China. Na semana passada, o capitão da reserva disse em uma entrevista de rádio que “a China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil” e perguntou se os brasileiros deveriam deixar o país “na mão da China”.

A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, não tem preferência por quem será eleito presidente em 28 de outubro, disse Schvartsman. Uma vez terminada a eleição, porém, a empresa certamente tentará transmitir ao próximo presidente a importância das relações comerciais com seu parceiro asiático.

Invista com a melhor assessoria do Brasil: abra uma conta na XP com taxa ZERO para TED e manutenção de conta! 

Continua depois da publicidade

A China, país de maior produção siderúrgica e maior consumidor de minério de ferro do mundo, é o cliente mais importante da Vale, comprando bilhões de dólares da matéria-prima a cada ano.

Recentemente, como a China tem procurado limpar seus céus de poluição, sua indústria de aço deu uma importância ainda maior ao minério de alta qualidade da Vale, gerando enormes prêmios e receita adicional para a mineradora brasileira.