Ibovespa futuro sobe 1% com ampla vantagem de Bolsonaro sobre Haddad e cena externa tranquila

O clima de cautela dá lugar ao otimismo com os resultados de empresas norte-americanas no terceiro trimestre com uma remessa de balanços

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O clima mais ameno nas bolsas internacionais e a manutenção da liderança – com larga distância – de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno devem contribuir para um pregão otimista no mercado doméstico nesta terça-feira (16). Pesquisa do Ibope aponta que o candidato está 18 pontos percentuais à frente de Fernando Haddad (PT). 

“Na visão da nossa área política, o quadro permite que Bolsonaro possa vencer mesmo sem participar de debates, e que mantenha a estratégia em curso de reforçar o antipetismo uma vez remediado o crescimento de Haddad no Nordeste”, avalia a equipe da XP Política.

O mercado responde a essa expectativa com otimismo e, às 9h12 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro subia 1,32%, a 84.2105 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em novembro tinha queda de 0,68%, cotado a R$ 3,715. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No exterior, permanecem as tensões entre Arábia Saudita e o Ocidente após o sumiço de um jornalista, mas o clima de cautela dá lugar ao otimismo com os resultados de empresas norte-americanas no terceiro trimestre com uma remessa de balanços. 

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura

Bolsas mundiais

As bolsas asiáticas encerraram sem direção definida seguindo a queda dos mercados globais no pregão da véspera. O desaparecimento do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi também permanece em foco, com alguns investidores preocupados com o impacto potencial que as consequências poderiam ter sobre os preços do petróleo. Segundo a CNN, a Arábia Saudita estaria se preparando para admitir que Khashoggi foi morto.

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos consideram alguma sanção contra o país, que iniciou uma investigação interna sobre o desaparecimento do jornalista, a pedido do rei da Arábia Saudita, Salman. As bolsas europeias também operam sem direção definida em meio às crescentes tensões entre a Arábia Saudita e o Ocidente.

A hora de investir na Bolsa é agora: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Em Wall Street, os índices futuros apontam para uma aberta em alta com os investidores em clima de expectativa de uma temporada de balanços positiva para as empresas. Entre os resultados esperados estão Goldman Sachs, Black Rock e o Morgan Stanley, antes da abertura dos mercados por lá, e IBM e Netflix, após o fechamento do pregão. 

Continua depois da publicidade

O preço do petróleo recuava apesar das sinalizações de que as exportações do petróleo iraniano estão em queda em outubro. As exportações do país alcançaram 1,33 milhões de barris/dia de petróleo bruto nas duas primeiras semanas de outubro, de acordo com dados da Refinitiv Eikon. O desaparecimento do jornalista também provocou protestos internacionais contra a alta cúpula da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), sacudindo os mercados financeiros. 

Pesquisa Ibope

Seguindo o que tem mostrado as primeiras pesquisas eleitorais se segundo turno, o Ibope divulgado nesta segunda-feira (15) mostrou Jair Bolsonaro (PSL) com uma boa vantagem sobre Fernando Haddad (PT), com 18 pontos percentuais à frente. O candidato do PSL ficou com 59% dos votos válidos, enquanto o petista aparece com 41% das intenções. Veja aqui a pesquisa completa. 

Noticiário político

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou ontem que o Facebook retire da página pessoal de 38 usuários um vídeo que contém informações falsas sobre Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à vice-Presidência na chapa do petista Fernando Haddad. Com a decisão, a empresa terá 24 horas, após ser notificada, para remover o conteúdo.

Publicidade

Ainda sobre o petista, sua campanha deve incorporar a ideia de uma guarda nacional proposta por Geraldo Alckmin (PSDB) e adotar como prioridades em seu programa o controle da entrada de armas e drogas nas fronteiras e a efetivação do Fundo Nacional da Segurança Pública, com recursos federais. Segundo informações da Folha de S. Paulo, as três propostas foram adicionadas ao programa petista a pedido dos governadores do Nordeste, com quem o candidato se reuniu na semana passada.

A hora de investir na Bolsa é agora: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Enquanto isso, com o clima de “já ganhou”, grupos aliados de Jair Bolsonaro (PSL) estão se enfrentando pela indicação de nomes de seus ministérios, criando atritos no entorno do presidenciável a menos de duas semanas do segundo turno da eleição, informa a Folha de S.Paulo. 

Continua depois da publicidade

No âmbito econômico, o nome do guru Paulo Guedes segue firme e forte e sua equipe trabalha para definir alguns pontos ainda em aberto na agenda econômica, segundo pessoas próximas que falaram à Folha na condição de anonimato. 

Noticiário corporativo

Ao mesmo tempo em que avança na sua reestruturação interna, a Petrobras informou na segunda-feira aos seus funcionários que vai detalhar ainda esta semana um novo modelo de remuneração, o Programa de Remuneração Variável dos Empregados (PRVE), condicionado a três pilares: metas de desempenho pré-acordadas, desempenho da gerência a qual o empregado está vinculado e ao desempenho da companhia. Segundo a Petrobras, o programa permitirá o pagamento de um valor monetário adicional anualmente.

A BRF divulgou nota à imprensa sobre as investigações da Operação Trapaça, realizada pela Polícia Federal, que indiciou 43 pessoas, entre elas o empresário Abílio Diniz e o ex-diretor-presidente global Pedro de Faria. A BRF decidiu afastar preventivamente todos os funcionários citados no relatório da PF “até o esclarecimento dos fatos”.

Publicidade

A hora de investir na Bolsa é agora: abra sua conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

A Equatorial foi elevada para compra pelo Goldman Sachs, com preço-alvo de R$ 73. A Aliansce teve sua recomendação cortada pelos analistas do HSBC, que veem potencial de valorização limitado para a ação. A Invepar contrata bancos para road show com investidores, segundo fonte ouvida pela Bloomberg. 

Carrefour Brasil divulgará o desempenho das vendas no terceiro trimestre após o fechamento de mercado e a Cemig tem reunião com analistas e investidores, em Minas Gerais, marcada para 18h.