Nasdaq desaba mais de 5% e Trump diz que Fed “está maluco” em subir juros

O Nasdaq, que tem grande peso de ações de tecnologia, caiu 4,08% no pregão regular e mais 5% no after market

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Chegando ao seu quinto dia seguido de queda, os índices em Wall Street desabaram nesta quarta-feira (10), com o Nasdaq batendo seu pior pregão em mais de dois anos, enquanto o Dow Jones e o S&P 500 registraram seus piores dias desde fevereiro. A derrocada foi liderada pelas ações das companhias de tecnologia, com gigantes como Apple e Amazon desabando 5%.

O Nasdaq, que tem grande peso de ações de tecnologia, caiu 4,08%, aos 7.422 pontos, a maior queda desde 24 de junho de 2016, chegando ao seu menor patamar desde 29 de maio. O Dow Jones, por sua vez, caiu 3,15%, a 25.598 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 3,29%, para 2.785 pontos.

O pânico foi tão grande que o índice do medo, o VIX, disparou 44%, para 22,96, em sua maior alta diária desde 5 de fevereiro. E a tendência é que nesta quinta-feira (11) o mercado siga no vermelho. O Dow Jones futuro, por exemplo, desabou mais 5% no after market.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Este cenário é reflexo da fragilidade do mercado com a forte alta dos Treasuries de dez anos do governo norte-americano, que atingiram seu maior patamar da década, em 3,24%, com os investidores buscando proteção.

O cenário também levou o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Federal Reserve “ficou maluco” ao aumentar exageradamente as taxas de juros do país.

Ao chegar em Erie, na Pensilvânia, para um ato de campanha, o republicano lançou um ataque contra a independência do banco central americano. “Acho que o Fed está cometendo um erro. Acho que o Fed ficou maluco”, declarou a jornalistas.

Continua depois da publicidade

Há duas semanas, o Fed anunciou sua terceira alta de juros de 2018, com as taxas passando do intervalo de 1,75% a 2% ao ano para a faixa de 2% a 2,25%. O banco central dos EUA ainda prevê mais um aumento de juros em dezembro, outros três no ano que vem e mais um em 2020.

A hora de investir em ações é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.