Topo histórico ou retorno aos 80.000 pontos? O suporte que definirá o rumo do mercado

82 mil pontos será decisivo para o índice na semana que vem

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Com alta de 3,75% na primeira semana de outubro, o Ibovespa consolidou o rompimento dos 82 mil pontos e iniciou uma tendência de alta no curto prazo. Portanto, este suporte será decisivo para o mercado na próxima semana e o cenário gráfico não ajuda decifrar qual será o rumo do mercado, mesmo com o viés de alta conquistado na semana.

De um lado, temos um pivô de alta recém confirmado e com volume acima da média, mas, na contrapartida, o Ibovespa luta para romper a antiga resistência de longo prazo representada pela LTB (Linha de Tendência de Baixa) que liga os últimos topos do ano, enquanto o EWZ (principal ETF brasileiro negociado em NY) tem pela frente a média móvel de 72 semanas descendente. Portanto, como no caso das eleições deste final de semana, o cenário é binário.

Um eventual rompimento dos 83.620 pontos irá gerar novo fôlego para as estatais e por isso o trader deve ter em mente os pontos de compra para Banco do Brasil (BBAS3) e Petrobras (PETR4), além dos bancos, como no caso de Itaú Unibanco (ITUB4). Na outra ponta, uma correção deverá favorecer o dólar e as ações que iniciaram o rali do mercado em setembro, como no caso de Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4), estão entre as favoritas para uma compra, já que nesta semana realizaram os respectivos movimentos de queda em direção das médias de curto prazo. Não podemos esquecer também de Suzano (SUZB3), que retornou para o fundo na faixa de R$ 41,00 e tem tudo para iniciar um repique.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira todas as análises no Visão Técnica desta sexta-feira (5):

Quer receber em todos os pregões uma análise completa sobre o mercado, principais blue chips e o “Gráfico do Dia”, com as recomendações de compra e venda do InfoTrade? Clique aqui e assine o relatório. Além do conteúdo completo, você terá acesso a comunidade exclusiva no Facebook, onde receberá todo suporte para sua tomada de decisão, assim como ao grupo do Telegram, para receber instantaneamente as recomendações de day trade e swing trade.