Ibovespa futuro cai mais de 1% após Ibope apontar vitória de Haddad sobre Bolsonaro no 2º turno

O iShares MSCI Brazil ETF (EWZ), o principal fundo de índice brasileiro, tinha queda de 2,87%

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A apreensão dos investidores com as eleições aumenta após a pesquisa Ibope mostrar a queda na diferença entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) para 6 pontos percentuais. Diante desse quadro, os analistas veem chances maiores do petista vencer a corrida presidencial, embora a consultoria Eurasia ainda considere o candidato do PSL como favorito no segundo turno. Os dados do Ibope azedam o humor do mercado.

Às 9h05 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro caía 1,39%, a 77.135 pontos. O contrato de dólar futuro com vencimento em outubro tinha alta de 0,60%, cotado a R$ 4,116.

O iShares MSCI Brazil ETF (EWZ), o principal fundo de índice brasileiro, tinha queda de 2,87%, enquanto o índice de ADRs Brazil Titans 20, negociado na NYSE, tem baixa similar, de 2,73% no mesmo horário. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura

Bolsas mundiais

As bolsas chinesas encerraram em queda no primeiro dia de negociação após as novas tarifas comerciais dos Estados Unidos e da China entrarem em vigor. As ações europeias têm alta discreta na sequência de sessão mista na Ásia enquanto investidores pesam os desdobramentos da guerra comercial e da política nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

O petróleo tem terceira alta seguida e se mantém acima de US$ 72 e metais recuam em Londres. O dólar tem desempenho misto ante moedas emergentes. 

Corrida eleitoral

Pesquisa Ibope divulgada na noite de segunda-feira (24) mostrou Jair Bolsonaro (PSL) liderando as intenções de voto, mas estagnado com 28% ante o levantamento do dia 18 de setembro. Na sequência aparece Fernando Haddad (PT), que passou de 19% para 22%. 

Na terceira colocação, a disputa segue embolada, desta vez com dois candidatos: Ciro Gomes (PDT) ficou estagnado nos 11% enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) teve oscilação positiva de 7% para 8%. Marina Silva, por sua vez, segue perdendo força, passando de 6% para 5%.

Nas quatro simulações de segundo turno feitas, todas com a presença de Bolsonaro, o deputado do PSL passou a perder em todas os cenários, conseguindo empatar apenas com Marina Silva. Veja aqui a pesquisa completa

Agenda econômica

No mercado doméstico, destaque para a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), às 8h (de Brasília)  que após manter a Selic em 6,5% ao ano e sinalizar que pode subir juros se o cenário piorar, deve dar mais sinais de projeções para sua política monetária, com detalhamento das variáveis a serem acompanhadas, no cenário, cuja trajetória possa alterar o rumo dos juros.

No Estados Unidos, o índice de preços de casas será divulgado às 10h, o índice de manufatura do Fed de Richmond e o Conference Board da Confiança do Consumidor são publicados às 11h. Para conferir a agenda completa de indicadores, clique aqui.

Noticiário político

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) concedeu uma entrevista ao jornalista Augusto Nunes que foi transmitida às pela rádio Jovem Pan durante o programa “Os Pingos nos Is”. Em sua primeira entrevista em vídeo desde que sofreu o ataque à faca, o candidato afirmou que seu agressor, Adelio Bispo de Oliveria, não agiu sozinho e que ele seria vítima daquilo que combate. A conversa foi gravada no hospital Albert Einstein com o jornalista Augusto Nunes, da rádio Jovem Pan.

Questionado sobre se o ataque não seria um resultado do próprio discurso que ele faz, que muitos adversários dizem ser de ódio, Bolsonaro disse ser “vítima daquilo que eu combato”. “Eu prefiro a cadeia cheia de vagabundo do que um cemitério cheio de inocentes”, atacou.

Noticiário corporativo

A Petrobras anunciou que a produção total de petróleo e gás, incluindo líquidos de gás natural (LGN), atingiu, em agosto, 2,47 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Desse total, 2,35 milhões boed foram produzidos no Brasil e 116 mil boed no exterior. O resultado representa queda de 5,1% na comparação com o mês anterior, quando ficou em 2,60 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A Braskem foi informada por sua controladora na última segunda-feira (24), de que houve um aditivo ao acordo de acionistas para permitir que as ações preferenciais da companhia detidas pela Petrobras passem a ter direito de tag along. A Vale informou que divulgará o balanço do terceiro trimestre de 2018 no dia 24 de outubro, após o fechamento dos mercados

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos