Plano para dívida da Minerva é aplaudido por credores

A S&P Global Ratings considerou o plano do Minerva positivo do ponto de vista do crédito

Bloomberg

Bandeja de carne vermelha (Shutterstock)

Publicidade

(Bloomberg) — O frigorífico Minerva foi duramente castigado pelos investidores do mercado de ações nos últimos dias, após o anúncio de um plano para a redução do endividamento. Entre os detentores de títulos, a reação foi bem diferente.

As ações caíram 18% desde o dia 11, quando a companhia anunciou que pretende levantar até R$ 2,5 bilhões por meio de um aumento de capital e de um IPO no Chile. Trata-se da maior queda entre os produtores globais de carne monitorados pela Bloomberg. No ano, a desvalorização chega a 56%, o que faz da Minerva a pior aposta entre seus rivais internacionais e entre as maiores empresas brasileiras. As ações encerraram o pregão de quinta-feira no menor patamar desde outubro de 2011.

Entretanto, a S&P Global Ratings considerou o plano do Minerva positivo do ponto de vista do crédito, e a reação do mercado de dívidas foi consideravelmente diferente. As notas da empresa com vencimento em 2026 subiram 4% desde o anúncio, reduzindo o rendimento do título para menos de 8% pela primeira vez em quase um mês — e fazendo da Minerva um destaque entre as companhias brasileiras.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para os investidores em ações, o plano teve um ar de déjà vu, já que o frigorífico brasileiro promete há anos reduzir dívidas e aumentar os dividendos. Analistas têm dúvidas de que a Minerva será capaz de convencer os acionistas minoritários a subscrever novas ações com um prêmio de 30% sobre os preços atuais e de fazer um IPO bem-sucedido no Chile em meio ao aumento das incertezas nos mercados emergentes.

A Minerva — que também mantém operações na Colômbia, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai — viu seus indicadores de alavancagem piorarem em meio ao aperto do crédito e à desvalorização do real, que inflou sua dívida em moeda estrangeira. A compra de US$ 300 milhões em ativos da rival JBS, no ano passado, também ajudou a elevar a dívida.

O diretor financeiro Edison Ticle disse na semana passada que a prioridade da companhia é melhorar da estrutura de capital em meio ao amadurecimento do setor na América do Sul. A empresa não respondeu aos pedidos para que comentasse a reação do mercado ao plano anunciado na semana passada.

Continua depois da publicidade

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos