Eleições: melhor apostar em ações do que em opções

Você só ganhará dinheiro com opções se o movimento pós-eleições for (muito) maior que o movimento esperado pelo mercado.

Equipe InfoMoney

Publicidade

Bruce Barbosa, analista da Nord Research

As opções funcionam como quaisquer outros ativos.

Só vale a pena comprá-las nos antecipando ao mercado. Quando o mercado não precifica um movimento possível ou provável.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Da mesma forma que compramos ações quando estão negociando com desconto, o mesmo vale para o mercado de opções.

Pensando assim, você acha que algum grande dealer de opções (normalmente, os grandes bancos) ignora o fato de que teremos uma eleição majoritária em 2 semanas?

Claramente não. Comprando opções agora pagamos todo o prêmio pelo risco de possíveis fortes movimentos com as eleições.

Continua depois da publicidade

Os dealers se protegem elevando o preço das opções. Quanto maior a probabilidade de um forte movimento de mercado, mais caras serão as opções.

Faz todo o sentido.

O que é importantíssimo (e ninguém te fala) ao negociar opções é que elas dependem da volatilidade das ações para serem precificadas. Em momentos de alta incerteza, como o atual, os dealers elevam o que chamamos de “volatilidade implícita” das opções – tornando-as mais caras e menos atrativas aos compradores.

Como qualquer outro ativo, se compramos algo caro e vendemos ainda mais caro, ótimo.

Mas com as opções é um pouco diferente. No caso as eleições, após o evento, a incerteza pode cair drasticamente – o evento passou, o movimento, de alta ou de baixa, foi realizado. Não teríamos mais grande probabilidade de movimentos fortes.

Com isso, os dealers reduzem drasticamente a volatilidade implícita. O efeito direto disso é que o preço das opções cai vertiginosamente.

Você já sabe que as opções variam com a variação do preço das ações. O que leigos (e profissionais) ignoram é que as opções também se movem (muito) com a volatilidade implícita.

Algumas vezes, a vol implícita (para os íntimos) é até mais importante para a variação de preços das opções que o preço das ações.

E isso reduz bastante a probabilidade de você ganhar dinheiro comprando calls (opções de compra) ou puts (opções de venda) visando ganhar com os movimentos das eleições.

De forma simplista: você só ganhará dinheiro com opções se o movimento pós-eleições for (muito) maior que o movimento esperado pelo mercado.

E o mercado, corretamente, espera sangue, suor e lágrimas.

Entendendo isso, para apostar no resultado das eleições, faz muito mais sentido comprar ou vender ações. Nas ações não existe vol implícita, nas ações só dependemos dos resultados das empresas pós-pleito.

Ou na expectativa de resultados.

Ainda melhor, encontrando uma empresa com negócio sólido (até dolarizado) e preço mais que amigável (barata) podemos fazer uma aposta ganha-ganha nas eleições.

E é exatamente por este tipo de investimento que vivemos na Nord Research.

Pagando barato em coisa boa elevamos substancialmente a probabilidade de sucesso de nossos investimentos. A longo prazo, isso faz maravilhas para seu rico dinheirinho.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear