Vale, Petrobras e bancos correspondem a metade do “novo” Ibovespa

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A B3 divulgou a nova carteira teórica do índice Ibovespa que estará em vigor a partir desta segunda-feira (3) até 28 de dezembro deste ano, totalizando 65 ativos de 62 empresas. Apesar de “nova”, a carteira não traz novidade nenhuma. Para começar, não houve a entrada de nenhuma empresa, e, embora os pesos de alguns ativos tenham sido alterado, a concentração do índice segue em Petrobras, Vale e bancos. 

Os cinco ativos que apresentam o maior peso na composição do índice são Vale (12,886%), Itaú Unibanco (10,442%), Bradesco (7,180%), Petrobras PN (6,444%) e Ambev (6,421%). Os papéis PETR3 têm fatia de 4,6862% no índice. Somadas, as ações de Petrobras (PETR3; PETR4), Vale (VALE5) e a holding da mineradora, a Bradespar (BRAP4), correspondem a 24,6% do principal índice da B3 e os bancos (Itaú, Itaúsa, Bradesco, Banco do Brasil e Santander) somam 26,6% de toda a carteira. Ou seja, bancos, Vale e Petrobras equivalem a 51,2% do Ibovespa. 

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices. A 1ª prévia é publicada no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor, a 2ª prévia no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor. A B3 também divulga as carteiras dos outros índices calculados. Veja aqui como ficou a carteira teórica até o fim de 2018. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos