O erro histórico do mercado financeiro que pode levar investidores à ruína

Para saber como não cair nessa armadilha, que está ligada ao grau de exposição ao risco, assista ao programa Os Antifrágeis

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Toda vez que se faz um investimento assume-se um grau de risco. Daí a importância de efetuar um cálculo para avaliar o tamanho desse risco e, em suma, verificar se vale a pena corrê-lo para obter o retorno esperado. É uma estimativa tão importante que, nada mais, nada menos, pode delimitar a ruína do investidor — principalmente em mercados muito voláteis.

O problema está na maneira equivocada como essa conta vendo sendo feita, “há mais de cem anos”, conforme o gestor de investimentos Luiz Fernando Roxo, da ZenEconomics, e o economista Richard Rytenband, CEO da Convex Research. Juntos, eles apresentam o programa Os Antifrágeis, que, em sua terceira temporada, estuda a obra do escritor Nassim Taleb, Pele em Jogo.

No sétimo episódio, Roxo e Rytenband trouxeram à tona os modelos por trás do cálculo do grau de exposição ao risco, que, segundo eles, parte de pressupostos falsos  — o que leva o investidor a pensar que o mercado é menos arriscado do que realmente é.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber todos os detalhes sobre o cálculo de exposição ao risco e como não cair no mesmo erro que já arruinou uma infinidade de investidores? Veja abaixo o programa Os Antifrágeis.

E, se quiser deixar para trás as fragilidades em suas tomadas de decisão, garanta já sua vaga de interessado no primeiro curso Investimentos Antifrágeis. É só se inscrever aqui na lista VIP.