EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em mercados / acoes-e-indices

Iguatemi é alvo de buscas em Brasília em "investigação de tráfico de influência"

São investigadas irregularidades envolvendo pagamentos ao hospital Home e a mudança de destinação de uma área do Lago Norte para a construção do Iguatemi

iguatemi brasilia
(Divulgação/Iguatemi)

SÃO PAULO - O Shopping Iguatemi de Brasília é um dos alvos de buscas da Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (7) para investigação de "crimes de tráfico de influência no governo" para o favorecimento de negócios privados, segundo informações do G1. Ao todo, são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão na Operação "12:26".

São investigadas irregularidades envolvendo pagamentos ao hospital Home e a mudança de destinação de uma área do Lago Norte para a construção do shopping Iguatemi, conforme informações da polícia. As buscas ocorrem na casa e no local de trabalho dos suspeitos, na Casa Civil do governo do Distrito Federal, na administração regional do Lago Norte e no escritório do Iguatemi, em São Paulo.

Segundo as investigações, representantes do Iguatemi estiveram no Palácio do Buriti em 2016, para tentar ampliar a área de ocupação no Lago Norte. O pedido foi negado em 2017 pela Secretaria de Habitação, com base na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). No entanto, uma semana depois, pediram para que o assunto fosse reconsiderado. Após uma nova reunião no Buriti, o grupo conseguiu o que queria e, no dia seguinte, a polícia monitorou que os empresários acabaram almoçando com o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann.

Em nota, o Iguatemi afirmou disse que "todos os requerimentos inerentes aos planos de expansão do empreendimento foram devidamente protocolados atendendo aos trâmites legais".

Sobre o hospital, as investigações apontam que foi pago R$ 1 milhão "a título indenizatório e sem cobertura contratual" ao Home. A transação ocorreu em setembro de 2015.

O nome da operação - 12:26 - faz referência a um trecho do Antigo Testamento. “O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se”.

Contato