Iguatemi é alvo de buscas em Brasília em “investigação de tráfico de influência”

São investigadas irregularidades envolvendo pagamentos ao hospital Home e a mudança de destinação de uma área do Lago Norte para a construção do Iguatemi

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O Shopping Iguatemi de Brasília é um dos alvos de buscas da Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (7) para investigação de “crimes de tráfico de influência no governo” para o favorecimento de negócios privados, segundo informações do G1. Ao todo, são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão na Operação “12:26”.

São investigadas irregularidades envolvendo pagamentos ao hospital Home e a mudança de destinação de uma área do Lago Norte para a construção do shopping Iguatemi, conforme informações da polícia. As buscas ocorrem na casa e no local de trabalho dos suspeitos, na Casa Civil do governo do Distrito Federal, na administração regional do Lago Norte e no escritório do Iguatemi, em São Paulo.

Segundo as investigações, representantes do Iguatemi estiveram no Palácio do Buriti em 2016, para tentar ampliar a área de ocupação no Lago Norte. O pedido foi negado em 2017 pela Secretaria de Habitação, com base na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). No entanto, uma semana depois, pediram para que o assunto fosse reconsiderado. Após uma nova reunião no Buriti, o grupo conseguiu o que queria e, no dia seguinte, a polícia monitorou que os empresários acabaram almoçando com o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, o Iguatemi afirmou disse que “todos os requerimentos inerentes aos planos de expansão do empreendimento foram devidamente protocolados atendendo aos trâmites legais”.

Sobre o hospital, as investigações apontam que foi pago R$ 1 milhão “a título indenizatório e sem cobertura contratual” ao Home. A transação ocorreu em setembro de 2015.

O nome da operação – 12:26 – faz referência a um trecho do Antigo Testamento. “O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se”.