Em 24 dias, carteira rende o equivalente a dois anos de CDI

Conheça a carteira que, em menos de um mês, já superou a rentabilidade de dois anos de renda fixa

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – O objetivo número um da Carteira Mensal Gráfica, sob responsabilidade de Gilberto Coelho, analista técnico da XP Investimentos, é superar o Ibovespa. Até aí, tudo bem, pois isso acontece com certa frequência.

Mas o fato é que, até agora, antes do fim do mês, a carteira de julho já rendeu 15,83%, batendo não só os 8,8% do Ibovespa, como, também, mais de dois anos de investimento em renda fixa.

“Isso não quer dizer que é para tirar o seu dinheiro todo da renda fixa e colocar em Bolsa, mas não dá para deixar de abrir os olhos para esse tipo de investimento”, ressalta Giba, como é mais conhecido.

Continua depois da publicidade

Giba foi considerado o melhor analista do Brasil em 2017, após acumular ganhos de 54,92% em suas recomendações. Neste ano, sua carteira já figura entre as mais bem-sucedidas do país com 22,76% de ganhos — nada menos que 27,5 pontos acima do índice. “Um dos meus indicadores preferidos é o IFR, índice de força relativa, que sempre olho antes de finalizar uma entrada”, revela ele.

Como funciona a carteira do Giba

O portfólio do Giba, que ministra o curso Os Segredos do Melhor Analista do Brasil, consiste em 10 recomendações de compra de ações para o mês inteiro, com o peso de 10% para cada uma. O objetivo é que a média de retorno das ações supere o Ibovespa ao final do mês. A carteira é formulada com base na análise técnica, ou seja, acompanhando o fluxo e a tendência dos papéis. Já o retorno é medido de acordo com os preços de fechamento dos ativos no último dia útil do mês vigente.

Continua depois da publicidade

A divulgação da carteira ocorre todo primeiro dia útil do mês, mas os alunos do curso do Giba têm acesso ao portfólio com um pregão de antecedência, na comunidade exclusiva mantida pelo analista no Facebook. Para o mês de julho, as ações recomendadas foram: Petrobras Distribuidora (BRDT3), Cielo (CIEL3), Cyrela (CYRE3), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Gol (GOLL4), Itaúsa (ITSA4), M. Dias Branco (MDIA3), Petrobras (PETR4), Usiminas (USIM5) e Vale (VALE3).

“É uma carteira com 10 ações com liquidez, dentro do Ibovespa ou do IBrX 100”, explica Giba Coelho. “Estamos sempre buscando as melhores oportunidades com liquidez e preocupados com o sucesso que os alunos possam ter nas operações, sempre com os menores riscos e os maiores potenciais de ganho”, completa.

Andreza Queiroz, de São Paulo, diz que passava longe das operações em renda variável. Com Giba, ela explica, aprendeu não só as funções de todos os indicadores, mas, também, “a observar topos e fundos, linhas de tendência, médias móveis, a importância de colocar stop nas operações, não se apegar aos ativos, respeitar o mercado e muito mais”.

Continua depois da publicidade

Para ter acesso antecipado à carteira de análise técnica, clique neste link e conheça o curso Os segredos do Melhor Analista do Brasil.