A maioria dos investidores não sabe como o mundo funciona. Você sabe?

Descubra no programa Os Antifrágeis, com apresentação de Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – De um lado, temos um nível de avanço tecnológico e acesso à informação jamais experimentado; de outro, a repetição de erros pela falta de aprendizagem, emperrando o desenvolvimento da sociedade. Por que esse paradoxo parece ganhar cada vez mais força?

“As pessoas que têm poder de decisão nas sociedades estão desconectadas da realidade”, diz o economista Richard Rytenband, CEO da Convex Research. “Elas não têm a pele em risco”, intervém o gestor de investimentos Luiz Fernando Roxo, da ZenEconomics, acrescentando que a maioria dos investidores não sabe como o mundo funciona. “E pensar de forma linear, em causa e efeito, é uma das maiores armadilhas que você pode ter no mercado financeiro”, complementa Richard.

Os dois apresentam juntos o programa Os Antifrágeis, que está em sua terceira temporada e vai ao ar pela InfoMoney TV toda quarta-feira, às 16 horas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na visão de ambos, que se debruçam sobre a obra de Nassim Taleb, decisões dissociadas de suas consequências vêm causando grandes problemas (para não dizer estragos) no mundo todo. Eles citaram, inclusive, exemplos de personalidades — inclusive um ganhador do Prêmio Nobel de Economia — que deram conselhos e fizeram previsões equivocados, mas não sofreram as consequências disso (ao contrário da maioria das pessoas), justamente por não terem a pele em risco.

Inscreva-se na lista VIP para receber novidades sobre o programa e garantir sua vaga de interessado no primeiro curso Investimentos Antifrágeis.

E assista abaixo ao mais novo episódio da série.

Continua depois da publicidade