Em mercados / acoes-e-indices

Congresso aprova MP que cria valor mínimo de frete - e duas ações "comemoram" na Bolsa

Segundo Bradesco BBI, há ainda quem tenha motivos para celebrar a notícia, além dos próprios caminhoneiros 

OHL Brasil 14 - Rodovia caminhões
(Divulgação OHL Brasil)

SÃO PAULO - Na última quarta-feira (11), o Congresso aprovou uma Medida Provisória que atende a uma das principais reivindicações feitas por caminhoneiros na greve que parou o País em maio: a criação de um valor mínimo para o frete no transporte de cargas.

A MP 832/18 atribui à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a autoridade para estabelecer, com atualizações semestrais, uma tabela com os pisos mínimos de frete. Os custos deverão considerar o quilômetro rodado por eixo carregado, as distâncias e as especificidades das cargas, e a ANTT precisará divulgar os cálculos feitos para fixar os preços.

Ficaram contrariados com o tabelamento os setores da indústria e agronegócio, que temem ampliar muito os gastos com transporte e já entraram com ações na Justiça no intuito de questionar a medida. Por outro lado, segundo aponta uma análise do Bradesco BBI, há ainda quem tenha motivos para celebrar a notícia, além dos próprios caminhoneiros.

O banco aponta que a aprovação do frete mínimo pode acelerar uma transição no transporte de grãos das rodovias às ferrovias, que vem sendo discutida mais intensamente desde a greve de maio. Para a equipe de analistas, empresas do ramo ferroviário e de logística podem ser beneficiadas pela mudança.

Concessionárias de ferrovias, como a Rumo (RAIL3), poderão observar um aumento nos preços conforme se intensifica a procura pelo modal. Enquanto isso, as companhias podem optar por investir mais em logística para reduzir os preços do frete - "nesse cenário, a JSL (JSLG3) está bem posicionada para conseguir novos contratos", conclui o Bradesco.

Embora essas transformações sejam graduais, os papéis das duas empresas já comemoram a avaliação do banco no pregão de hoje - em especial a JSL, que chegou a subir quase 5%, antes de amenizar os ganhos ainda com bom desempenho.

Quer investir em ações de Rumo e JSL pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Contato