Rival do PayPal dispara mais de 100% no primeiro dia de negociação na bolsa

Avaliada em 7,1 bilhões de euros no IPO, valor de mercado da empresa já chega a 12,7 bilhões de euros após a disparada das ações

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A holandesa de meios de pagamento Adyen iniciou a negociação de ações na bolsa de Amsterdã nesta quarta-feira (13) após realizar o maior IPO da Europa para uma empresa de tecnologia este ano. E mesmo com seus ativos sendo precificados a 240 euros, logo nos primeiros minutos de negociação os papéis dispararam mais de 100%, chegando a 503,90 euros.

A companhia vendeu 3,5 milhões de ações em sua oferta, levantando 849 milhões de euros. Com isso, a Adyen ficou avaliada em 7,1 bilhões de euros, mas com o salto na bolsa desta sessão o novo valor de mercado já chega a 12,7 bilhões de euros. 

A oferta foi secundária, diferente de um IPO tradicional, ou seja, as ações oferecidas são de antigos acionistas e não são novos papéis. Com isso a Ayden passa a ter um free float de 13%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Adyen é uma empresa de processamento de pagamentos que trabalha com clientes como Netflix, Facebook e Spotify. Ela também vende sistemas de pontos de vendas para lojas físicas e lida com pagamentos on-line. A companhia processou volumes de pagamentos de 108 bilhões de euros em 2017, valor bem superior aos 66 bilhões de euros do ano anterior.

A empresa de 12 anos tem sido lucrativa há algum tempo. Ele registrou um lucro líquido de 71,3 milhões de euros em 2017, embora isso represente uma queda antes os 97,2 milhões de euros do ano anterior. As receitas da Adyen ultrapassaram 1 bilhão de euros pela primeira vez em 2017.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.