Grandes investidores revisam fortemente projeções para eleição: qual o impacto no mercado?

Impacto das eleições em câmbio, juros e PIB foi o destaque do programa XP Connection desta quarta-feira

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A última sondagem da XP Investimentos com 204 investidores institucionais divulgada na semana passada mostrou uma mudança bastante expressiva na percepção para as eleições de 2018. Para o mercado financeiro, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ganhou terreno na corrida presidencial e dificilmente ficará de fora do segundo turno, levando, ainda, favoritismo contra o possível adversário. 

Conforme aponta a XP, 48% dos respondentes acreditam que Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil. O parlamentar é seguido por Alckmin, com 31%. Em abril, o tucano tinha os mesmos 48% de Bolsonaro, ao passo que o militar da reserva era a aposta de 29%. Já Ciro Gomes é indicado por 13% dos respondentes — há cerca de dois meses, o ex-governador do Ceará era apontado por apenas 1%.

É sobre esse cenário e o impacto para o câmbio, juros e atividade que o XP Connection falou nesta quarta-feira, destacando as mudanças no mercado não só com a simulação de vitória de Alckmin ou Bolsonaro, mas também de outros candidatos. Confira no vídeo acima:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.