Small cap “queridinha” de Barsi ficará ex-dividendo no próximo pregão e yield chega em 4%

Além de Unipar, as ações da Estácio também sofrerão alterações na sessão de quinta-feira

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Unipar (UNIP6), empresa que tem como um dos acionistas o megainvestidor Luiz Barsi Filho, serão negociadas “ex-dividendos” no próximo pregão. Considerando o último fechamento dos papéis preferenciais classe B, o yield (provento pago por ação dividido pela cotação do papel) que será pago chega em 4,14%. Além de Unipar, as ações da Estácio (ESTC3) e do Banco do Estado do Pará (BPAR3) também ficarão “ex” na quinta-feira (19).

Acionista que teve uma participação ativa na Unipar em 2017 em meio à disputa para barrar a OPA (Oferta Pública de Aquisição) da companhia, Barsi aumentou a sua fatia nos papéis PNB (ou UNIP6) da companhia em fevereiro. Com isso, segundo dados da B3, o megainvestidor possui 20% nesta classe de ativos, ao mesmo tempo em que possui 12% de participação nas ações ON (ou UNIP3).

Confira a tabela dos proventos que serão distribuídos:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ação Tipo de provento Valor bruto do provento por ação (R$) Yield (%)*
UNIP3 Dividendo 1,060456 3,75
UNIP5 Dividendo 1,166501 4,17
UNIP6 Dividendo 1,166501 4,14
ESTC3 Dividendo 0,325880 0,95
BPAR3 Dividendo 4,666590 S/N

*Fechamento de 17/4

O termo “data ex” refere-se ao dia em que ocorrerão os ajustes nas ações na bolsa e a primeira sessão em que elas não garantirão mais ao investidor a remuneração pelo provento anunciado. Quem terminar o pregão anterior (“data com”) com os papéis em carteira terá direito ao provento, normalmente pago alguns dias ou meses após o ajuste.

Sempre que um dividendo ou juro sobre capital próprio é pago, a ação sofre um “ajuste” para baixo na data ex, que corresponde a essa “transferência de capital”, que passa do patrimônio da empresa para o bolso do acionista. Por isso, o ajuste de proventos não significa que o investidor “ganhou” ou “perdeu” dinheiro com a ação, apenas que esse capital passou de um lado para o outro.

Continua depois da publicidade

Quer aproveitar os dividendos e ainda pagar a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Confira a íntegra do comunicado da B3 sobre as alterações previstas para a próxima sessão:

Alteracoes previstas para o pregao de 19/04/2018:
 
BANPARA (BPAR)
ESTACIO PART (ESTC-NM)
UNIPAR (UNIP)
Acoes ex-dividendo.
 
CVS HEALTH (CVSH)
BDRs nao patrocinados do Nivel 1 ex-dividendo.
 
FII ALIANZA (ALZR)
Cotas ex-rendimento.