Moody´s eleva perspectiva do Brasil de negativa para neutra e mantém rating

Mudança foi baseada na expectativa de que o próximo governo conseguirá avançar com as reformas fiscais consideradas necessárias para estabilização o crescimento da dívida

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s alterou a perspectiva do Brasil de negativa para neutra, ao passo que o rating brasileiro foi mantido em ‘Ba2’, dois degraus abaixo do grau de investimento. A mudança foi baseada na expectativa de que o próximo governo conseguirá avançar com as reformas fiscais, que são consideradas necessárias para a estabilização do crescimento da dívida pública.

“A Moody’s acredita, em resumo, que os riscos negativos para o crescimento e as incertezas relacionadas ao ímpeto para reformas, que levaram à atribuição da perspectiva negativa para o rating ‘Ba2’ em maio do ano passado, diminuíram”, disse a agência em comunicado. Na avaliação da Moody´s, o presidente que será eleito este ano deverá concentrar seus esforços para a aprovação das reformas econômicas, uma vez que a necessidade de mudança é um consenso entre os líderes políticos. 

Além da expectativa pelo avanço das reformas, um dos condicionantes da agência para elevar a nota de crédito brasileira, as melhores perspectivas econômicas para o Brasil também contribuíram para a decisão. A agência de classificação de risco prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) crescerá 2,8% este ano, ao passo que o déficit fiscal deve recuar de 7,8% para 7% neste ano: “um aumento da demanda por crédito, na esteira da política monetária acomodatícia, e perspectivas sólidas no mercado de trabalho apoiarão a perspectiva econômica de curto prazo. Estes elementos apoiarão uma recuperação ampla na demanda doméstica impulsionada tanto pelos investimentos quanto pelo consumo”, apontou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar do otimismo, a Moody´s alerta que a paralisação da agenda de reformas, como do cumprimento das metas fiscais, exercerão pressão negativa sobre o rating: “fracasso na aprovação de reformas fiscais, como a da Previdência, seria um forte indicador desta inoperância. Um cenário destes também sinalizaria fraquezas institucionais que não foram capturadas por nossa avaliação atual e exerceria pressão negativa extra sobre os ratings”, alerta.

Reação do mercado

Logo após a notícia, às 18h07 (horário de Brasília), o ETF (Exchange Traded Fund) EWZ iShares MSCI Brazil Capped, que representa os papéis com maior peso no Ibovespa, registrava alta de 0,31% no after market dos EUA. Vale lembrar que o ativo encerrou em queda de 3,32%, aos US$ 41,98.