“Novo Ibovespa” deve trazer pelo menos 6 novidades e recorde de novos nomes

Bancos esperam a entrada das ações de B2W, CVC, Gol, BR Distribuidora e Carrefour Brasil

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Na próxima segunda-feira (2), a B3 divulgará a primeira prévia do rebalanceamento da carteira teórica do Ibovespa para o segundo quadrimestre do ano. De olho neste evento, bancos de investimento e corretoras tentam antecipar quais as mudanças que a bolsa anunciará na composição do principal índice de ações e muitas alterações estão previstas.

Segundo os cálculos feitos por Itaú BBA, BTG Pactual e Morgan Stanley, estão cotadas para entrar as ações de B2W (BTOW3), CVC (CVCB3), Gol (GOLL4), BR Distribuidora (BRDT3) e Carrefour Brasil (CRFB3), sendo unânime a saída dos papéis da Marfrig (MRFG3). Se for confirmada essa movimentação, o número de integrantes do Ibovespa saltaria dos atuais 64 para 68, o maior desde janeiro de 2015.

Entre os papéis que já fazem parte do índice, as ações da Ambev (ABEV3) e Ultrapar (UGPA3) são as que mais vão ganhar campo, com elevações de 0,2 ponto percentual e 0,14 ponto percentual, respectivamente, projeta o BTG. Por outro lado, de acordo com o banco de investimento, os maiores perdedores seriam os papéis do Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR3) e Bradesco (BBDC3), com as respectivas fatias no Ibovespa caindo em 0,63 e 0,16 ponto percentual. Apesar disso, os analistas tranquilizam o investidor, já que o volume na venda será “irrelevante” perante a liquidez dessas blue chips.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em termos setoriais, o financeiro deve manter a liderança, mas sua participação deve recuar de 29,4% para 28,5%, aponta o BTG, a maior redução prevista nesta nova metodologia. Do outro lado, o setor varejista deverá ser o grande vencedor deste rebalanceamento – levando em conta as entradas das ações de CVC, B2W e Carrefour, o peso crescerá de 7,74% para 8,58%. Pelas contas do Itaú BBA, fica a expectativa também por um bom incremento no setor de petróleo e gás, saltando de 11,8% para 13,7%, tendo como pressuposto a entrada das ações da BR Distribuidora. 

Por que vale a pena acompanhar?

A entrada e saída de ações no Ibovespa sempre gera expectativa por entrada de fluxo de capitais, uma vez que muitos fundos passivos seguem o índice. Para se ter uma ideia da dimensão, segundo os dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) de janeiro, eram R$ 6,6 bilhões de fundos passivamente indexados ao Ibovespa e R$ 22,9 bilhões ativamente acompanhando o índice. Com isso, os fundos indexados terão que ajustar as suas carteiras, o que pode gerar boas oportunidades.

Quer aproveitar essa oportunidade e ainda paguar a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Continua depois da publicidade

Apesar disso, o BTG lembra que a pressão de compra e venda de fundos passivos poderia ser parcialmente compensada por potenciais fluxos de cash and carry reverso, em que os investidores vendem ações que pertencem à carteira do Ibovespa e compram o índice futuro, ganhando com a diferença de taxas. Contudo, com a Selic nos níveis atuais, esse tipo de operação se torna muito menos atraente agora, uma vez que os custos para montar a operação superam os lucros.

A primeira prévia da nova carteira sempre é publicada no primeiro dia útil do último mês de vigência do índice. Duas outras prévias serão publicadas, estas nos dias 16 de abril e 3 de maio, com a nova carteira entrando em vigor na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, valendo para os próximos quatro meses.

Metodologia do Ibovespa

O cálculo para a carteira teórica do Ibovespa é composto pelos ativos que, nos 12 meses anteriores, atendam a índices de negócios, participação no volume financeiro e presença nos pregões. Desta forma, as ações integrantes no índice têm que ser representativas em termos de liquidez e de capitalização. 

A metodologia usa 3 filtros para determinar se uma empresa integrará o índice: o primeiro é a presença de negócios superior a 95% nos últimos doze meses, a contribuição de mais de 0,1% no volume total negociado na bolsa e o índice acumulado de negociabilidade inferior a 85%. De acordo com o Itaú BBA, o mais difícil é passar pelo último filtro.

Da mesma forma, se uma ação que faz parte do Ibovespa não cumprir os requesitos citados acima, inicie um processo intenso de desvalorização e se enquadre como uma “penny stock”, relembrando o caso dos papéis da OGX (OGXP3), como entre com um pedido de falência ou reorganização judicial, essa empresa será excluída do índice no próximo rebalanceamento. 

Os 5 maiores vencedores, segundo o BTG: 

Empresa Ticker Peso estimado (%) Peso atual (%)  Variação (em p.p.)
CVC CVCB3 0,55 0,00 +0,55
B2W BTOW3 0,32 0,00 +0,32
Gol GOLL4 0,20 0,00 +0,20
Ambev ABEV3 7,26 7,06 +0,20
Ultrapar UGPA3 2,24 2,10 +0,14

Os 5 maiores perdedores, segundo o BTG: 

Empresa Ticker Peso estimado (%) Peso atual (%)  Variação (em p.p.)
Itaú Unibanco ITUB4 10,75 11,37 -0,63
Petrobras PETR3 4,27 4,43 -0,16
Bradesco BBDC3 1,33 1,49 -0,16
Marfirg MRFG3 0,00 0,16 -0,16
Bradesco BBDC4 8,01 8,04 -0,03