Assessor econômico mais renomado deu adeus ao governo Trump: o que isso significa para o mercado?

Gustavo Cruz e Bruna Pezzin discutiram os rumos da economia dos EUA após a renúncia de Cohn no XP Connection

Luis Taveira

(Crédito: Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Os eventos internacionais têm se destacado nos últimos dias e foram discutidos no XP Connection de hoje (7). Os analistas Gustavo Cruz e Bruna Pezzin abordaram as repercussões sobre a proposta de Donald Trump, presidente dos EUA, de sobretaxar aço e alumínio, assim como as eleições italianas. A primeira está causando temores no mercado devido a uma possível “guerra comercial”, ao passo que a segunda pode ter influências diretas na economia da zona do euro.

Nos EUA, o assessor da Casa Branca, Gary Cohn, renunciou na última terça-feira (6) por discordar com as medidas protecionistas de Trump, indicando que o presidente deverá levar adiante o assunto. De acordo com Gustavo Cruz, outros nomes estão sendo discutidos para substituir Cohn, mas nenhum é do nível de Cohn. “O impacto disso para as exportadoras pode ser bem alto, já que os custos aumentariam, podendo impactar nas margens e até mesmo nas receitas”, afirma.

Já na Itália, a disciplina fiscal corre riscos com a falta de um vencedor claro nas últimas eleições, realizadas no domingo (4). “A expectativa era de que Partido Forza Italia, de Silvio Berlusconni, indicasse o primeiro-ministro, mas a Liga Norte teve um desempenho melhor. Isso abre uma discussão sobre quem deverá ser o líder italiano”. Veja mais no vídeo acima. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer investir na Bolsa contando com o suporte dos melhores analistas? Clique aqui e abra sua conta na XP