Das surpresas positivas às decepções: as ações que mais subiram e caíram após os balanços do 3° trimestre

Das reações positivas, destaque para Cielo, Localiza e RD; entre as quedas, chamou atenção Ultrapar, Lojas Americanas, Embraer e BRF

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Amanhã encerra oficialmente a temporada de balanços do 3° trimestre. Até agora, 46 de 56 empresas do Ibovespa divulgaram seus números. Embora, no geral, os resultados tenham dado mais alegrias do que decepções, o que um levantamento feito pelo InfoMoney com dados da Bloomberg mostrou é que as ações reagiram mais negativamente do que positivamente aos números, deixando a interpretação que fatores externos (do lado macroeconômico ao político) podem ter pesado mais nesse período. 

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Das 46 empresas do Ibovespa que já reportaram seus balanços do 3° trimestre, a maioria trouxe receitas e lucros acima do esperado pelos analistas, mostra o levantamento. Foram 25 empresas que surpreenderam positivamente em relação às receitas e 30, em relação aos lucros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda assim, as ações das companhias analisadas caíram, em média, 1% nos dois dias que seguiram à divulgação dos resultados. Vale menção que o principal índice de ações da bolsa brasileira caiu cerca de 3.200 do início da temporada (em 24 de outubro) até agora, ou 4,3%, sendo cotado nesta segunda-feira aos 72.240 pontos. 

Uma consideração aqui: a Petrobras, um peso pesado no Ibovespa, divulga seu resultado após o fechamento deste pregão (veja aqui a projeção do mercado). 

Os maiores destaques…

Das ações que mais chamaram atenção do lado positivo, a Cielo saltou 13% nos dois pregões que se seguiram à divulgação do balanço, seguida por Localiza (+7) e RD, ex-Raia Drogasil (+3%). 

Por sua vez, a Ultrapar desabou 9% na mesma base de comparação, seguida por Lojas Americanas (-8%), Embraer (-5%) e BRF (-5%). Exclui-se aqui CSN, dado que a empresa ainda não divulgou seu resultado auditado do período. Vale atenção aqui que, apesar da forte reação negativa, nesse grupo, apenas Lojas Americanas decepcionou as estimativas de lucro do mercado, como pode ser visto no gráfico abaixo:

 

Quer saber mais detalhes sobre a temporada de balanços? Não perca amanhã o “Comprar ou Vender”, que trará uma análise completa sobre os principais destaques do período. O programa tem como convidado o estrategista-chefe da Eleven Financial, Adeodato Volpi Netto, e será transmitido ao vivo às 15h (horário de Brasília) na InfoMoneyTV.