Esperando uma correção do Ibovespa para comprar? Queda recente pode ser essa oportunidade

Porém, um padrão de baixa pode estragar a festa dos comprados

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Com a queda de 1,39% às 16h13 (horário de Brasília) desta segunda-feira (25), movimento que foi acelerado após a Coreia do Norte chamar os EUA para guerra (veja mais aqui), o Ibovespa de fato está passando por uma correção e caminha para o pior pregão desde 20 de junho, quando recuou 2,01%. Para quem estava esperando por uma correção mais forte para ir às compras, essa pode ser a oportunidade tão esperada.

Ao deixar para trás 75.028 pontos, o índice acionou um pivô de baixa no intraday (linhas vermelhas) e tem como objetivo testar justamente 74.196 pontos, suporte intermediário cravado na última quarta-feira (13) e onde o mercado deve encontrar maior pressão de compra, podendo oferecer uma nova oportunidade de compra a favor da tendência de curto prazo.

De fato respeitando o suporte marcado na região de 74 mil pontos, o investidor que está de olho em boas oportunidades de compra deve colocar no radar as seguintes ações: Bradesco (BBDC4), B3 (ex-BM&FBovespa, BVMF3), Estácio (ESTC3), Itaú Unibanco (ITUB4), Kroton (KROT3), Lojas Americanas (LAME4), RD (ex-Raia Drogasil, RADL3). Todos esses papéis estão em tendência de alta em todos os tempos gráficos e uma reação positiva ao teste da média móvel exponencial de 21 dias oferecerá uma nova oportunidade de compra.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais correção?

Reagindo ao teste da faixa de 74 mil pontos, o mercado estará em um verdadeira dilema em termos gráficos: isso porque, ao projetar uma valorização até 75.610 pontos pelo gráfico de 60 minutos, o índice poderá formar um OCO (Ombro-Cabeça-Ombro) – padrão de reversão de baixa. Vale lembrar que o estudo trata-se apenas um esboço e de uma formação que ainda está longe de ser formada, pois depende de todas as variáveis levantadas.

Contundo, respeitando a resistência em 75.610 pontos no movimento de recuperação previsto ao teste de 74.196 pontos e perdendo o suporte, o padrão de reversão será confirmado e a projeção, que é derivada da altura entre a máxima e a mínima do movimento, aponta para uma correção até a faixa de 72 mil pontos.

Para que a expectativa de baixa gerada pelo OCO seja anulada, o mercado precisa superar 75.610 pontos com boa margem percentual, o que, inevitavelmente, abrirá caminho para o rompimento do topo histórico em 76.419 pontos e um novo momentum de alta no curto prazo, tendo como objetivo a base superior do canal de alta de longo prazo em 79 mil pontos.