Estado australiano tenta antecipar recursos junto às mineradoras Rio Tinto e BHP

A pressão por receitas da Austrália Ocidental, região rica em minerais, vem após o Estado acumular mais de 23 bilhões de dólares em dívidas após o fim de um boom de mineração

Reuters

Publicidade

SYDNEY (Reuters) – O governo do maior Estado australiano pedirá às mineradoras Rio Tinto e BHP que paguem antecipadamente uma taxa de bilhões de dólares em troca do cancelamento de uma taxa existente sobre a produção de minério de ferro das empresas.

A pressão por receitas da Austrália Ocidental, região rica em minerais, vem após o Estado acumular mais de 23 bilhões de dólares em dívidas após o fim de um boom de mineração.

Para muitos, a proposta deverá apenas iniciar as conversas com as mineradoras, que provavelmente não deverão aceitar a cobrança a não ser que recebam benefícios significativos em troca.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pela proposta, as duas mineradoras pagariam até 3 bilhões de dólares em troca do cancelamento de uma taxa de 0,25 dólares australianos por tonelada sobre o minério de ferro de suas minas, algumas das quais devem continuar operações por 50 anos.

O secretário do Tesouro do Estado, Ben Wyatt, cujo Partido Trabalhista, de centro-esquerda, venceu a eleição estadual em março, disse que a proposta está em fase inicial.

A Rio Tinto já rejeitou a proposta de pagamentos antecipados anteriormente, segundo um porta-voz da companhia. A BHP recusou-se a comentar.

Continua depois da publicidade

As mineradoras devem se encontrar com o governo nesta semana, mas uma fonte próxima a uma das companhias disse que a proposta poderia abrir um precedente perigoso.

“A última coisa que a Rio e a BHP querem é se tornar um caixa eletrônico para o Estado toda vez que houver uma crise financeira”, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato porque não é autorizada a comentar o assunto em público.

(Por James Regan e Jonathan Barrett)