Seis nomes para o lugar de Temer e muitas incertezas: os 2 “conselhos” para investir em meio à crise política

Analistas da XP destacaram cenário em meio à crise política com a delação da JBS

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a turbulência da semana passada, as últimas duas sessões têm sido de maior calmaria, em meio à perspectiva de que as reformas continuem mesmo com a saída de Michel Temer do governo. Porém, isso não quer dizer que o mercado não esteja bastante cauteloso, de olho nos próximos passos da política, que seguem bastante nebulosos. 

O XP Connection desta quarta-feira (24) destacou quais são os desdobramentos da crise política, traçando sete possibilidades. A primeira possibilidade é que Temer consiga recuperar as suas forças e siga no poder, prosseguindo com a agenda de reformas. O outro cenário é de queda de Temer, com seis nomes sendo mais cogitados: o presidente da Câmara Rodrigo Maia, a presidente do STF Cármen Lúcia, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente interino do PSDB Tasso Jereissati. 

Os nomes apontados mostram que a agenda de reformas deve continuar. Porém, o cenário segue muito incerto e, com isso, o analista da XP Marco Saravalle faz duas recomendações: não incorporar o pânico que tomou conta dos mercados na semana passada e nem tomar decisão drástica nos investimentos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesse ambiente de múltiplas possibilidades, Saravalle aponta que pode ser interessante aumentar o conservadorismo no curto prazo, aumentando exposição em empresas exportadoras, resilientes e/ou boas pagadoras de dividendos. Dentre as recomendações, nomes como Suzano, Fibria, Embraer e BRF podem ser opções interessantes. Confira mais detalhes no vídeo acima. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.