Autor do atentado contra ônibus do Borussia Dortmund estava “vendido” em ações do time alemão

No dia do atentado, 11 de abril, as ações do Borussia registraram uma queda de 2,09% em relação ao fechamento da véspera

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – O atentado contra o ônibus do Borussia Dortmund no dia 11 de abril, que provocou o cancelamento do jogo do time alemão contra o Mônaco pela Liga dos Campeões, não teve motivações políticas nem religiosas: a causa foi puramente (e absurdamente) financeira. É o que apontam as investigações feitas pelas autoridades da Alemanha.

Segundo comunicado da Promotoria Federal da Alemanha, divulgado na última sexta-feira (21), o suspeito – um cidadão alemão-russo identificado como Sergej W. –  adquiriu no mesmo dia do atentado cerca de 15 mil “puts” (opções de venda) de ações do Borussia Dortmund, com vencimento até o dia 17 de junho de 2017. 

Ao comprar uma “put”, você adquire o direito de vender uma determinada ação a um preço de exercício (ou “strike”) já estabelecido até uma data de vencimento também prevista. Como o preço de venda já está “travado” no contrato, você só exercerá sua opção de vender a ação se a cotação dela no mercado estiver abaixo do preço de exercício da put – na prática: quanto mais a ação cair, mais esta opção de venda vai se valorizar. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A operação foi feita no dia do ataque a partir de um computador do hotel L’Arrivée, onde a delegação do Borussia e o suspeito estavam hospedados. Ele tentou, dessa forma, gerar pânico nos acionistas do time e provocar uma reação vendedora no mercado de ações – no dia do atentado, os papéis do Borussia registraram queda de 2,09%, fechando a € 5,61. Nesta terça (25), os papéis eram cotados a € 5,60.

O atentado
Segundo as investigações, Sergej W. escondeu três bombas em um arbusto no trajeto da equipe até o estádio para a partida contra o Mônaco pela Liga dos Campeões. Os artefatos explosivos teriam sido ativados por controle remoto. A explosão danificou o ônibus, quebrou vidros, deixou o zagueiro espanhol Marc Bartra ferido e resultou no cancelamento da partida. 

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, o suspeito vinha sendo investigado há uma semana após denúncias de um banco a respeito de uma possível operação lavagem de dinheiro. Ele foi preso em Rottenburg, no sul da Alemanha, e poderá responder por tentativa de homicídio.