Por que não vender Sanepar e o que esperar para as revisões de Copasa e Sabesp?

 Robinson Dantas, Marcos Peixoto e Adeodato Netto traçaram um cenário sobre Sanepar após a revisão e ainda analisaram outros papéis do setor

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de muita emoção, os investidores da Sanepar (SAPR4) assistiram ao capítulo final da “revisão tarifária” no final da manhã da última quarta-feira (12) – e ele não foi visto como positivo por boa parte do mercado.  O anúncio de um reajuste total de 25,63% em um prazo de oito anos pela Agepar, com reajuste inicial de 8,53% decepcionou os investidores e fez com que as ações fechassem a última sessão em baixa de 6,09%, a R$ 10,80. 

Porém, apesar da queda da ação, muitos analistas e gestores que acompanham de perto o mercado estão otimistas com o papel (para ver mais, clique aqui). E, para debater mais sobre qual é o cenário para a companhia e para outras empresas de saneamento, o InfoMoneyTV realizou um programa na tarde desta quinta-feira com três especialistas do setor que defendem a tese de investimentos em Sanepar.

São eles, Robinson Dantas (gestor da Iporanga Investimentos), Marcos Peixoto (CEO da XPGestão) e Adeodato Netto (estrategista-chefe da Eleven Financial). O evento foi apresentado pelo editor do InfoMoney Thiago Salomão, que também apresentou qual a nova ação que entrou na Carteira Recomendada InfoMoney no lugar de Sanepar na última quinta-feira: a ação da companhia paranaense foi substituída por outra ação do setor, a Sabesp (SBSP3). 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja a gravação:

Bloco I: mercado não está sabendo fazer conta; então, o que explica a queda de Sanepar?

No primeiro bloco do programa, os especialistas destacaram a sua visão para a Sanepar após a decepção do mercado com a revisão tarifária. Segundo Adeodato Netto, é um erro tratar uma ação de utilities como um papel de evento: ” a revisão tarifária poderia ser um play de preço, mas não de valor”. Ele ressalta os bons indicadores da companhia, como a relação dívida líquida sobre o Ebitda, alta previsibilidade de receita, TIR real na casa de 16%, entre outros: “passou o que o mercado achou que era o evento, quem entrou esperando o evento entrou errado. Call de utilities é resiliente, consistente, que cresce e paga bons proventos. E esse call está absolutamente intacto. (…) Estamos dizendo agora para os nossos clientes reforçar a posição, porque o fundamento está intacto. Para o investidor que busca valor, o que aconteceu foi uma janela de oportunidade”. 

Continua depois da publicidade

Mas se agora foi aberta uma oportunidade, porque a ação está tão distante do valor justo? De acordo com Marcos Peixoto, a resposta pode ser encontrada nos vídeos de psicologia de mercado. Ele aponta que já havia um desconto relevante em relação ao preço justo por conta do risco regulatório e o risco se concretizou, levando a um desconto maior ainda. Para Peixoto, o mercado acabou ficando com “raiva” em meio a todo o processo, que passou pelo diferimento de oito anos e a “call atrapalhada” logo após o anúncio da Agepar da revisão preliminar, no início de março. Porém, passada essa “raiva”, ao fazer as contas, a ação está com yield que não há em outro papel da Bolsa.  E quando essa raiva vai passar? Para Robinson Dantas, é difícil dizer, mas naturalmente, ainda mais levando em conta a possibilidade de entrada de acionistas como fundo de pensão, os papéis da Sanepar devem se recuperar. 

Bloco II: após Sanepar, o que esperar de Copasa e Sabesp?

Após a revisão traumática da Sanepar, o mercado fica de olho agora nas próximas revisões tarifárias. A Copasa terá revisão já na semana que vem e, de acordo com Adeodato Netto, está bastante descontada, enquanto a Sabesp é um case mais seguro e com maior liquidez. De qualquer forma, a expectativa é de um movimento mais “suave” do que os processos da Sanepar. 

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.