Petróleo e ouro disparam após ataque dos EUA na Síria; Dow Jones e dólar afundam

Mercado financeiro tem forte reação ao ataque surpresa do governo americano na Síria e promete marcar o mundo todo nesta sexta-feira

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O mundo parou na noite desta quinta-feira (6) com a surpresa do ataque dos Estados Unidos na Síria, e a reação nos mercados globais foi imediata. O petróleo e o ouro dispararam logo após a notícia ser divulgada, enquanto o ouro e os futuros dos índices americanos passaram a cair de forma mais acentuada.

O petróleo chegou a disparar 1,7% em Nova York, eliminando a queda vista mais cedo, enquanto o Brent, referência global, saltou 1,6% em Londres. O ataque na Síria atacou hangares, aviões e tanques de combustível em um aeródromo militar sírio, de acordo com um oficial norte-americano.

“A Síria não é um grande produtor de petróleo, mas potencialmente aumenta o risco de escalada em toda a região”, disse Ric Spooner, analista de mercado da CMC Markets em Sydney para a Bloomberg. “Estamos vendo uma resposta de risco ao ataque aéreo. Dada a crescente oferta, o tamanho dos estoques e a extensão do aumento da produção de xisto, parece provável que os ganhos de preços sejam limitados”, comentou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com o mercado em pânico com a notícia, ativos mais seguros, como o ouro, ganharam força. O lingote para entrega imediata subiu mais de 1%, para US$ 1.263 a onça. O metal está caminhando para sua quarta alta semanal consecutiva e já acumula ganhos de quase 10% no ano.

Enquanto isso, ativos de maior risco passam a ter forte queda enquanto o mercado tenta entender o cenário após este ataque. O futuro do Dow Jones tinha perdas de 0,45%, para 20.512 pontos, ao passo que o S&P 500 e Nasdaq recuam 0,45% e 0,51%. O dólar, por sua vez, registra queda de 0,44% contra o yen e opera em campo negativo contra as principais moedas do mundo.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.