Os 4 ativos que evidenciam como o mercado está reagindo ao “fracasso” de Trump nos EUA

Dólar, Treasuries, bolsas e ouro: os movimentos que mostram a reação dos investidores ao fracasso da reforma do sistema de saúde norte-americano

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Os mercados iniciam a semana reagindo à tentativa fracassada do presidente dos EUA, Donald Trump. de reformar o sistema de saúde dos EUA e derrubar o sistema criado por Barack Obama, batizado de Obamacare. Na semana passada, a votação de um novo projeto foi adiada devido porque a Casa Branca não tinha os votos necessários e, posteriormente, o projeto foi retirado da pauta de votações, confirmando que o presidente não tina sido capaz de angariar o número suficiente de votos.

A falta de apoio no Congresso, especialmente entre os parlamentares do próprio partido, levantou dúvidas sobre a capacidade do republicano de concretizar suas promessas no campo econômico, que levaram a um rali desde sua eleição em novembro.

A decepção dos investidores globais fica evidente pela reação de quatro ativos na manhã desta segunda-feira (27), como destaca o MarketWatch.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O dólar cai às mínimas em quatro meses ante uma cesta de moedas globais. O índice conhecido como Dollar Index recua 0,6% nesta manhã, a 99,13 pontos, nível mais baixo desde novembro, mês em que Trump foi eleito. O analista-sênior de mercados da Oanda Craig Erlam alerta que se o presidente dos EUA não entregar resultados “em breve” o movimento deve continuar. “O tamanho da correção do dólar vai depender em quão rápido ele vai se recuperar dessa derrota”, alertou.

Além disso, os yields dos Treasuries de 10 anos caíram ao patamar mais baixo em um mês, a 2,35%, em meio às apreensões de que uma ampla reforma fiscal com corte de impostos nos Estados Unidos será mais difícil de se concretizar do que o previsto inicialmente.

Os contratos futuros do Dow Jones sinalizam o oitavo pregão consecutivo de queda, após fechar a pior semana dos últimos meses. De acordo com Hussein Sayed, estrategista-chefe da FXTM, considera que o “sell-off” pode estar apenas começando. “Devemos ver uma correção de 10%”, estimou.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o ouro, tido como porto seguro para os investidores, registra alta de 0,7%, no maior nível em um mês, também reagindo ao dólar mais fraco.